Uma agroindústria familiar de processamento de mandioca entrou em operação na comunidade de Lagoa do Canto, no município de Belo Campo, no sudoeste da Bahia. A unidade é destinada ao processamento de fécula e derivados da mandioca e é administrada pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa do Canto. A estrutura atende mais de 120 famílias de agricultores e agricultoras familiares.
A unidade reúne equipamentos para o processamento da mandioca e uma cozinha comunitária destinada à produção de alimentos derivados da raiz. Entre os produtos estão farinha, polvilho, xiringa, chimango, bolos e biscoitos. Parte da produção já é comercializada para a alimentação escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de outros mercados.
“A unidade amplia a capacidade de beneficiamento da mandioca produzida pelas famílias e cria melhores condições para agregação de valor, diversificação dos produtos e acesso a mercados. É uma estrutura que contribui para organizar a produção e fortalecer a comercialização da agricultura familiar na região”, destacou a secretária de Desenvolvimento Rural, Elisabete Costa.
Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa do Canto, João Pereira Neto, a estrutura amplia as possibilidades de comercialização da produção local e permite agregar valor à mandioca produzida pelas famílias da comunidade.
“Com a agroindústria, temos a possibilidade de gerar emprego e renda e melhorar o escoamento da matéria-prima. Muitas vezes, o produtor precisava vender a mandioca por um preço mais baixo ou buscar compradores em locais mais distantes, o que aumentava os custos com transporte. Agora, a produção pode ser beneficiada aqui mesmo, reduzindo esses custos e atendendo também comunidades vizinhas”, afirmou.
























