A Operação Verão, realizada pela Neoenergia Coelba para elevar a confiabilidade do fornecimento de energia nos locais com maior fluxo de pessoas durante a estação, vem apresentando resultados significativos. Nos primeiros 15 dias de 2022, houve uma redução de 15% na quantidade de ocorrências quando comparada ao mesmo período de 2021, apesar de um aumento na demanda por energia que chegou a 16% em algumas regiões.
Durante o Réveillon baiano, um dos mais conhecidos e procurados do Brasil, a distribuidora não registrou nenhuma ocorrência que impactou uma grande quantidade de clientes, por exemplo. A realização de diversas festas espalhadas pelo Estado, aliada ao aumento de pessoas na Bahia, faz com que, historicamente, a demanda por energia seja mais elevada que o normal. As medidas preventivas adotadas pela distribuidora, porém, fez com que o sistema elétrico não sofresse nenhum grande impacto.
Para alcançar esses resultados, as equipes técnicas da distribuidora, após mapeamento prévio e análises de riscos, inspecionaram mais de 550 equipamentos em 27 municípios do Estado. Os profissionais também percorreram cerca de 1,8 mil quilômetros da rede elétrica – distância equivalente a uma viagem de Salvador a São Paulo – para identificar possíveis pontos de atenção que pudessem gerar uma ocorrência e corrigi-los.
A distribuidora realizou, ainda, mais de 103 mil podas nesses locais e 1,2 milhão de limpezas de faixa. Essas ações diminuem as incidências de vegetações nas redes elétricas, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia das regiões.
Operação Verão
A Operação Verão foi montada pela Neoenergia Coelba para atender a demanda de 811 mil consumidores residentes nas áreas vistoriadas, além dos milhões de turistas que visitam o litoral baiano nos primeiros meses do ano. A força-tarefa de inspeção e manutenção envolveu mais de 900 profissionais, que estiveram em campo para aperfeiçoar, ainda mais, os serviços oferecidos pela distribuidora