A saúde, uma das questões de maior importância para o dia a dia dos municípios, tornou-se ainda mais relevante em função da crise sanitária. Para municiar os gestores públicos com subsídios neste momento tão delicado de retomada das atividades presenciais, o 4º Cidades que se reinventam traz duas palestras sobre o tema.
“Como otimizar os recursos de saúde em um mundo pós-pandemia” será abordada pelo médico Gonzalo Vecina Neto. Ex-secretário de saúde de São Paulo e primeiro presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Gonzalo trará dicas e recomendações para lidar com variáveis tão complexas como o atendimento a sequelados e traumatizados e a geração de sinergias entre políticas públicas voltadas à saúde.
A saúde mental – um dos elementos fundamentais para uma cidade saudável – também estará na programação do Seminário. Como propiciar as condições para que este ambiente se desenvolva? Na palestra “Cidadãos ansiosos, cidades improdutivas – como vencer o stress urbano”, o doutor Fabiano Moulan, mestre em neurologia cognitiva e do comportamento, vai responder a esta questão.
O 4º Cidades que se Reinventam será realizado de forma virtual de 28 a 30 de setembro e a programação abordará também tendências no pós-pandemia, inovação, indicação geográfica, gestão de águas e outros assuntos de grande importância para os gestores e legisladores públicos municipais.
Segundo a curadora, Ana Carla Fonseca, “o seminário foi concebido para atender à diversidade dos municípios brasileiros, proporcionando conteúdo fundamental para sua reinvenção, independentemente de seu porte, de seus aspectos geográficos ou peculiaridades regionais”. O público-alvo são prefeitos, vereadores, secretários e profissionais dedicados ao planejamento da gestão municipal.
“Reinvenção é a palavra que define os novos tempos. Por isso, é preciso investir em iniciativas como essas, que enriquecem o debate sobre gestão pública, proporcionando aos gestores e legisladores públicos municipais as ideias e ferramentas necessárias para transformar a realidade dos municípios, para que eles se tornem cada vez mais inovadores, criativos e sustentáveis”, afirma o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Cesar Sabbatini Rocha.
Informações detalhadas da programação pelo site www.cidadesquesereinventam.