Cerca de 400 pessoas, entre secretários municipais de assistência social, técnicos, conselheiros, professores e autoridades políticas, participam do 10° Encontro Baiano de Gestores Municipais de Assistência Social, realizado até amanhã (19), no Teatro Uneb, em Salvador. O evento é organizado pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), com o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Assistência Social (SAS).
Com o tema central, “A Assistência Social como Política Estratégica e Essencial para o Enfretamento das Desproteções Sociais”, aconteceu nesta quinta-feira (18), a cerimônia de abertura do evento, que vai discutir por meio de oficinas, palestra e debates, os caminhos e procedimentos adotados na Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco no planejamento e na realização das ações nos municípios.
Na oportunidade, o secretário de Justiça Social, Carlos Martins, foi representado pelo chefe de gabinete, Pedro Dórea. Em sua fala, Dórea destacou que o lema da Bahia é “vencer apesar das dificuldades”, e que o Governo está atento às questões sociais e vem se articulando na execução das ações para garantir os direitos da população.
“O grande objetivo da SJDHDS é atender as pessoas, sobretudo as que mais precisam. O Governo da Bahia vem cofinanciando as ações de Assistência Social em todo Estado, se articulando naquilo que é possível com o Governo Federal, e apoiando as discussões da Lei do SUAS no âmbito do Conselho Estadual, em articulação com a Procuradoria Geral. No âmbito da secretaria, estamos construindo o planejamento estratégico, para executar da melhor forma essas ações”, destacou ele.
A superintendente de Assistência Social, em exercício, Aline Araújo, por sua vez, destaca que o encontro é de suma importância no fortalecimento do debate sobre o enfrentamento as desproteções sociais.
Os encontros anuais do COEGEMAS são espaços de discussão e articulação, que contribuem para reforçar o papel da SJDHDS na qualificação das ações socioassistenciais. Isso demanda uma ampla articulação de agendas com as demais políticas públicas e órgãos de garantia e defesa de direitos nas ações de proteção social organizadas na lógica do SUAS, para enfrentamento e superação das situações de vulnerabilidade e risco presentes no cotidiano das famílias e indivíduos.
Após as falas de abertura, aconteceu a Palestra sobre o tema central do Encontro, que contou com a participação da Pós-Doutora em Assistência Social, Adailza Sposati. A palestrante trouxe reflexões sobre os desafios do Suas, e os avanços que tem se dado através de ações organizadas por níveis de articulação entre as Políticas de Proteção Social, Básica e Especial, visando a prevenção, a vigilância social e o atendimento especializado nas situações de violência e violação de direitos.
No período da tarde, foi a vez de debater temas como: Gestão Orçamentária; A relação do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Programa Bolsa Família e Cadastro Único no SUAS; Trabalho Social com famílias; Assistência Social e Escuta Especializada; Benefícios Eventuais e Seguridades Sociais; e Respeito às Diversidade no SUAS.
O encerramento acontece na sexta-feira (19), com a conclusão das oficinas e com a Assembléia Geral de eleição e posse da nova diretoria do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência (COEGEMAS).