O vereador Hilton Coelho (PSOL) sugere ao Executivo Municipal, por meio do Projeto de Indicação nº 278/18, a estruturação sociodemográfica da população em situação de rua, coletando informações acerca do quantitativo de famílias e pessoas nesta situação. O objetivo é subsidiar ações para melhorar as condições de vida dessa população, com a reinserção social.
“A crise e os ataques aos direitos dos trabalhadores promovem o evidente aumento da população de rua na capital baiana. A fragilidade da condição econômica chega a impedir a compra de comida e a aquisição de moradia”, disse o vereador.
No mapeamento, conforme explica o vereador, as motivações e as principais privações e dificuldades pelas quais essas pessoas passam devem ser investigadas e registradas. “Isso vai favorecer a emissão de documentos pessoais, acolhimento institucional, reinserção comunitária e familiar, inclusão em programas de transferência de renda, acesso a cursos profissionalizantes, entre outras ações”, diz Hilton Coelho.
Na justificativa do projeto, o vereador cita a pesquisa “Caracterização das Situações de Violações de Direitos: Mapeamento e Contagem da População em Situação de Rua na Cidade do Salvador de 2017” promovida pelo Projeto Axé em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Movimento Nacional da População Rua e Defensoria Pública do Estado da Bahia.