A chuva que atinge a nossa cidade desde ás primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30), e todos os transtornos causados, por Salvador ainda ser uma cidade que não esta preparada para grandes chuvas, deixou diversas unidades escolares alagadas na capital baiana, dentre estas o Colégio Estadual Professora Maria Anita, localizado no subúrbio ferroviário.
E para além das dificuldades que a unidade de ensino já enfrenta com estrutura precarizada, sem nenhum tipo de reforma e manutenção a anos, os estudantes passaram por um grande sufoco nesta manhã para se deslocar dentro da unidade escolar. Salas e corredores alagados, pigueiras para todos os lados, é triste o estado de abandono de nosso colégio, revela uma estudante da unidade.
A instituição passa por outras dificuldades também, como carteiras e mesas velhas, não se tem um cuidado com a parte elétrica, e a um longo período não recebe manutenção por parte da secretaria da educação, e apática, a atual gestão parece pouco se importar com as condições que o colégio se encontra, pois é o que relata Tiago Ramos, que por diversas vezes foi hostilizado pela gestão, pelo fato de ter organizado manifestações e ter denunciado por diversas vezes o abandono que a instituição vive.
“Vivem querendo nos calar, se reivindicamos melhorias, se tentamos nos organizar a gestão da escola tenta nos impedir, perseguem o Grêmio Estudantil, mais ir na secretaria da educação reivindicar as verbas necessarias e resolver o problema de nosso colégio que é bom eles nada nada, ai hoje temos que chegar na escola e a encontrar neste estado, completamente alagada…” Desabafa Tiago.
Os estudantes filmaram e fotografaram toda a situação da isntituição de ensino, e pretendem organiza uma grande menifetação, em busca de solução para situação cotidiana que vivem.