A prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) é uma das atrações da Micareta de Feira de Santana. Cerca de 8 mil preservativos foram distribuídos no primeiro dia da festa. Na ação da Secretaria da Saúde do Estado também estão sendo feitos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, no posto montado no cruzamento da Avenida Ary Barroso com a Presidente Dutra.
No primeiro dia de funcionamento do posto de testagem, foram feitos 688 testes. Deste total, dois foram positivos para HIV, 16 para sífilis, dois para Hepatite C e um para Hepatite B. Todas as pessoas que tiveram exames reagentes foram encaminhadas para ter tratamento garantido na rede pública de saúde.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que a camisinha é o meio de prevenção mais eficaz no controle de IST entre a população sexualmente ativa. “Além de prevenir, precisamos quebrar a cadeia de transmissão e por isso é dada toda a orientação e encaminhamento para o tratamento”, afirma.
Uma que aproveitou para fazer os testes foi Alessiane de Almeida. Ela, que é moradora de Feira de Santana, conta que estava passando em frente do posto de testagem e resolveu aproveitara oportunidade. “A preocupação com a saúde está sempre em primeiro lugar”, disse.
===
Fotos: Leonardo Rattes/Saúde GovBA