Férias na Bahia é sinônimo de praia, sol, muita diversão e conhecimento no Zoológico de Salvador. Neste mês de dezembro o público contará com três edições especiais do Zoo Noturno, uma experiência única onde o público vivencia a rotina e os hábitos noturnos de animais silvestres da fauna brasileira e exótica. Fiquem atentos, os passeios acontecem na próxima quinta-feira (12) e nos dias 17 (terça) e 19 (quinta-feira), para participar é preciso realizar uma inscrição prévia, na véspera de cada data, diretamente no perfil do Instagram (@zoosalvador).
A atividade acontece sempre das 18h às 20h, com um grupo máximo de 25 pessoas por data, a entrada no Zoo é gratuita e o acesso ao público será exclusivamente pela portaria superior, na Rua Alto de Ondina. “Este é um dos projetos mais procurados pelo público, foi pensado justamente para proporcionar essa imersão na rotina de animais que normalmente não são vistos ao dia, por serem de hábitos noturnos. Preparamos, com muito carinho e cuidado, uma verdadeira aula ao ar livre com um roteiro de informações essenciais sobre cada espécie e o trabalho e o trabalho social e ambiental realizado pelo Zoo, além, é claro, de disponibilizar uma equipe de apoio com guias, vigilantes e supervisão de profissionais que fazem a educação ambiental na instituição”, explicou a bióloga do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Samantha Grimaldi.
Durante o passeio, os visitantes podem observar uma variedade de espécies, incluindo pequenos canídeos, felinos e serpentes, entre outras surpresas. Para garantir a segurança e o conforto de todos, recomenda-se o uso de calça comprida, blusa de manga longa e sapatos fechados. Além disso, pensando no bem-estar dos animais, é proibido o uso de flash em câmeras ou celulares, e os dispositivos devem permanecer no modo silencioso, evitando ruídos que possam perturbar ou assustar os animais.
Trabalho de proteção da fauna
O Zoo é considerado um centro de referência na preservação dos animais silvestres ameaçados de extinção e pertencentes à fauna brasileira, mantendo sob os seus cuidados cerca de 1.400 animais, divididos em 142 espécies (56 espécies de aves, 45 espécies de mamíferos e 31 espécies de répteis) e dessas, 88% são brasileiras.
Os recintos são enriquecidos e adaptados às necessidades de cada animal, com elementos como piscinas, árvores e tocas, sempre inserindo elementos que eles encontrariam no habitat natural.
Administrado pelo Inema, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Zoológico) é uma das principais opções de lazer da capital baiana e também fica aberto ao público de terça a domingo, das 09 às 17h.
Fonte: Ascom/Sema