Durante as obras de modernização do setor do aviário, o Zoológico de Salvador direcionará todos os visitantes para a entrada exclusiva pela Rua Alto de Ondina. Essa mudança temporária tem como objetivo aprimorar a infraestrutura e o conforto do espaço, e, para garantir uma visita segura e tranquila às famílias, a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa/Pituaçu) implementará medidas de segurança adicionais.
Nos finais de semana e feriados, equipes da Coppa estarão presentes do início ao fim do horário de funcionamento do zoo, reforçando a segurança na área externa, especialmente após o fechamento da entrada inferior devido às obras. Para complementar o trabalho, durante a semana, o Esquadrão Águia e a 12ª CIPM também realizarão rondas, oferecendo segurança adicional para os visitantes que agora precisam percorrer um caminho um pouco mais longo para acessar o parque.
A gestora do zoológico, Ana Celly Pinho, destaca que as reformas reafirmam o compromisso com a infraestrutura do local e o bem-estar dos animais. Ela explica que, nesse período, o acesso será exclusivamente pela entrada superior, oferecendo uma experiência organizada e segura. “A administração pede compreensão de todos e assegura que a PM, que possui um posto policial no interior do parque, está tomando todas as medidas necessárias para minimizar qualquer transtorno temporário”, afirmou.
Além das patrulhas a pé dentro do parque, motociclistas da Coppa reforçarão a segurança nas áreas externas e na região do estacionamento e na ladeira que leva a parte inferior à superior do zoológico. “Neste final de semana, intensificamos o policiamento na parte externa, e já percebemos uma resposta muito positiva da comunidade”, avaliou a major Érica Patrícia, comandante da unidade.
Parque Zoobotânico de Salvador
Em plena área urbana, o Zoológico é considerado um centro de referência na preservação dos animais silvestres ameaçados de extinção e pertencentes à fauna brasileira. Hoje, o Zoo mantém sob seus cuidados 1629 animais, divididos em 158 espécies (84 espécies de aves, 40 espécies de mamíferos e 34 de répteis), dessas, 92,4% são brasileiras. Dentre as 158 espécies, 34 delas estão ameaçadas de extinção em seu ambiente natural.
A entrada do Zoo é gratuita e está aberto de terça a domingo, das 09h às 17h, incluindo feriados, proporcionando acesso livre e facilitado para todos que desejam conhecer a diversidade de fauna e flora nativa. “O Zoológico de Salvador é uma excelente alternativa para lazer e educação ambiental, oferecendo uma experiência única para toda a família. E o melhor de tudo: com entrada gratuita”, convida Ana Celly.
Fonte: Ascom/Inema