Salvador ganhou uma nova e ilustre moradora, uma zebra fêmea que agora faz parte do plantel de animais protegidos pelo Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Zoológico). A chegada do animal faz parte de uma permuta com o Zoológico de São Paulo, prática comum entre zoológicos que visa fortalecer programas de conservação de espécies.
“A zebra veio para fazer companhia a uma fêmea que já vivia no Zoo de Salvador, a chegada da nova integrante era essencial para garantirmos as características comportamentais, pois as zebras são animais gregários, que precisam viver em grupos. Em São Paulo ela estava em uma situação semelhante, sem companhia, agora, ambas poderão socializar e viver em situação mais próxima do natural”, explicou a bióloga do Zoo/Inema, Ana Celly Lima.
Como parte da permuta, o Zoo de Salvador enviou uma fêmea de urso-de-óculos, que fará parte de um programa de reprodução dessa espécie, única na América do Sul e classificada como vulnerável. Todo o processo de manejo de fauna, realizado entre as instituições, contou com o suporte da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e da Associação Latino-Americana de Zoológicos e Aquários (Alpza), bem como autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com o veterinário e coordenador de Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão a qual o zoo está veiculado, Vinícius Dantas, a cooperação entre os zoológicos é uma estratégia eficaz e baseada em estudos de conservação. “Essa é uma estratégia para garantir o manejo adequado da fauna brasileira e exótica, unindo animais com perspectivas de reprodução, promoção do enriquecimento de recintos e a educação ambiental. O filhote de urso é fruto de um processo bem-sucedido de reprodução realizado aqui em Salvador, como já contamos com um casal de adultos e atendendo à necessidade do Zoo de São Paulo para conservação da espécie, realizamos a permuta”.
A novidade já está gerando entusiasmo entre os visitantes e nas redes sociais do Zoológico, que anunciou a chegada com fotos e um convite para que o público conheça a nova moradora. O zoológico está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Zebras
São mamíferos herbívoros nativos da África central e do sul, pertencentes ao gênero Equus, o mesmo dos cavalos. Existem três espécies diferentes de zebras: Equus quagga (zebra-das-planícies), Equus grevyi (zebra-de-grevy) e Equus zebra (zebra-das-montanhas). Uma das características mais marcantes das zebras são as listras no seu padrão de pelagem. Todas, independentemente da espécie, apresentam listras em preto e branco.
Fonte: Ascom/Sema