Até quem não tem balangandã foi hoje pela manhã ao Bonfim. A tradicional missa das sextas-feiras, a cargo do padre Edson Menezes, foi escolhida para ser o pontapé inicial da campanha do candidato ao governo do estado Zé Ronaldo, da Coligação Coragem para Mudar a Bahia (DEM, PSDB, PSC, PTB, PRB, PV, PPL e Solidariedade). Acompanhado pelo prefeito ACM Neto e pelo candidato ao Senado Jutahy Magalhães, além de deputados e vereadores da Coligação, Zé Ronaldo ouviu o padre dizer, ao longo da missa, que todos candidatos deveriam ter um compromisso com a fidelidade e, portanto, cumprir promessas. O recado, segundo Zé Ronaldo, foi dirigido a Rui Costa.
“Estamos aqui no Bonfim entregando a nossa campanha nas mãos do Senhor do Bonfim para que Ele conduza da melhor maneira, se Ele assim entender. Tenho fé inabalável em Deus. Ao longo de minha vida como homem público sempre cumpri todos os compromissos que assumi. É uma obrigação que deveria ser seguida por todos. Infelizmente, o candidato Rui Costa não pensa assim. Vai em uma cidade, dá ordem de serviço e a ordem de serviço evapora”, disse Zé Ronaldo, que citou vários outros compromissos não teriam sido cumpridos pelo atual governador, como a estrada de Itabuna a Ilhéus, o trem de Feira de Santana para Salvador, o hospital geral de Feira, o hospital da região sisaleira, o hospital do extremo sul, o hospital do litoral norte. “Tudo isso são promessas não cumpridas pelo governador. Se for fazer uma lista, a gente vai falar o dia inteiro e essa lista não termina”.
Perguntado se Rui Costa teria fugido do debate, realizado na noite de ontem pela TV Bandeirantes, Zé Ronaldo foi incisivo: “Quando a gente falava de segurança pública, ele fugia rigorosamente; quando a gente falava de educação e saúde, fugia de novo. Sobre a questão da Segurança Pública ele chegou a dizer que era solidário aos policiais. Ora, os policiais são os que mais reclamam, pois estão perdendo a vida. Não há segurança nem para os policiais. Isto é realmente fugir das suas responsabilidades”.
ACM Neto disse ainda que Rui Costa sempre tem que procurar um bode expiatório para “justificar seus defeitos, problemas, omissões e faltas como governador”.
“Ao invés de assumir as responsabilidades, depois de 12 anos de governo, procura culpados e desculpas e encontra um bode expiatório no presidente da República”, afirmou Neto.
Segundo ACM Neto, a economia da Bahia piorou, o desemprego aumentou, a Bahia tem a pior qualidade da educação pública do Brasil, o setor de Saúde é marcado pela fila da morte na regulação. “Ele não tem respostas para essas questões, que demonstram o fracasso da sua gestão e dos 12 anos do PT. Os baianos querem discutir o futuro e é com essa palavra de esperança que eu sei que Zé Ronaldo vai ganhar essa eleição”.
Após a missa no Bonfim, a comitiva seguiu para a Rua Direta do Uruguai, onde foi realizada uma caminhada com presença de ambulantes e comerciantes locais, que saudaram Zé Ronaldo com acenos das janelas e palavras de esperança.