Fonte de dezenas de memes na internet, a música “Fábio Assunção”, do compositor Gabriel Bartz, ganhou muita repercussão entre o público nos últimos meses e, às vésperas do carnaval de Salvador, é uma grande concorrente ao título de hit da festa. Essa é a aposta do cantor Bruno Magnata, vocalista da banda La Fúria, que regravou a música na Bahia.
Em entrevista ao site G1, Bruno contou que, além do sucesso que a canção já havia conquistado com os internautas, o acordo feito com o ator Fábio Assunção – que inspira o pagofunk (ritmo baiano que mescla pagode com funk) – impulsionou ainda mais o hit nas paradas do momento.
“GRAÇAS A DEUS, MUITA GENTE JÁ ESTÁ FALANDO QUE É UMA FORTE CONCORRENTE PARA GANHAR COMO MÚSICA DO CARNAVAL. JÁ ESTÁ NA LISTA. AGORA, COM O APOIO DO FÁBIO ASSUNÇÃO, ELA VAI CRESCER”, CONTOU.
O contato entre os artistas ocorreu depois que Fábio Assunção tomou conhecimento dos memes. O acordo foi divulgado nas redes sociais, na terça-feira (22). Fábio Assunção, Gabriel Bartz, que é o compositor da canção, e Bruno Magnata irão doar todo o lucro conquistado com a canção para Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam no tratamento de dependentes químicos.
Os nomes das entidades ainda não foram definidos, contudo a campanha de conscientização do público já começou. O cantor Bruno Magnata pede que os fãs aproveitem o carnaval com moderação – ao contrário do que diz a música.
“A HISTÓRIA TODA JÁ TEM UMA REPERCUSSÃO MUITO GRANDE. A CAMPANHA AGORA É PARA QUE TODO MUNDO CURTA O CARNAVAL COM MODERAÇÃO”, DISSE.
Embalado na onda, Bruno contou ainda que fez um convite para que Fábio Assunção passe o carnaval em Salvador, em um dos dias de apresentação da banda La Fúria, em cima de um trio. No mesmo dia, o cantor também deve receber Bartz.
“FIZ UM CONVITE PARA QUE ELE [FÁBIO ASSUNÇÃO] VENHA PARA O CARNAVAL DE SALVADOR NO NOSSO TRIO, MAS AINDA NÃO TEM NADA CONFIRMADO. SÓ O BARTZ É CERTEZA. SE ELE [FÁBIO ASSUNÇÃO] VIER, A GENTE VAI PODER FALAR TAMBÉM SOBRE A INICIATIVA E TRABALHAR NA CAMPANHA”, CONTOU.
Só na capital baiana, o grupo La Fúria deve fazer 12 shows durante o carnaval. Parte das apresentações será em camarotes espalhados no circuito Barra-Ondina, na orla de Salvador. A outra parte será puxando trios elétricos. Este é o segundo ano da banda na festa.
Além de “Fábio Assunção”, o grupo La Fúria é dono de outras duas canções fortes para o carnaval: “Tchau Pra Quem Namora” e “Teile e Zaga”, que surgiu em agosto do ano passado após adaptação de uma brincadeira que viralizou na internet.
Bruno Magnata explica que a interação do público nas redes sociais é muito importante para o surgimento dos hits. O cantor conta que os fãs costumam marcá-lo em memes e pedem músicas inspiradas neles.
“TODA RESENHA [ZUEIRA], A GALERA JÁ LEMBRA DA BANDA LA FÚRIA. HOJE, GRAÇAS A DEUS, TODA RESENHA QUE APARECE NA INTERNET, A GALERA ME MARCA E PEDE PARA FAZER MÚSICA. ENTÃO, A LA FÚRIA SEMPRE VAI ESTAR LANÇANDO COISAS QUE SURGEM NA INTERNET, MEMES. ISSO É BOM, PORQUE A INTERNET SEMPRE TEM ASSUNTO, NÉ?”, DESTACA.
A fonte é tão boa que o cantor revelou que já tem uma música nova para depois do carnaval. Segundo Bruno, a canção será lançada após a festa.
“VAI SER UM NEGÓCIO BACANA, LEGAL. A MÚSICA JÁ ESTÁ PRONTA. VAMOS LANÇAR DEPOIS DO CARNAVAL”, DISSE.
Lançada em julho de 2018 por Bartz, a música “Fábio Assunção” cita alguns episódios vividos pelo ator Fábio Assunção nos últimos anos:
“HOJE EU VOU BEBER, HOJE EU VOU FICAR LOUCÃO / HOJE EU NÃO QUERO VOLTAR PRA MINHA CASA NÃO / HOJE EU VOU VIRAR O FÁBIO ASSUNÇÃO / HOJE EU VOU VOLTAR PRA CASA SÓ SE FOR NO CAMBURÃO”, DIZ A MÚSICA.
Bruno Magnata conta que, inicialmente, colocou a canção no repertório como aposta nos memes, e, após a aceitação do público, procurou Gabriel Bartz para gravar uma versão com ele.
“A GENTE COLOCOU A MÚSICA NO REPERTÓRIO NORMALMENTE, JUNTO COM NOSSAS MÚSICAS, COMO A GENTE SEMPRE FAZ. MAS REPERCUTIU. ESTOUROU. COMO TEVE UMA VISIBILIDADE MUITO GRANDE, EU ENTREI EM CONTATO COM ELE [BARTZ], E A GENTE GRAVOU A MÚSICA”, LEMBRA BRUNO.
O clipe, lançado em dezembro do ano passado, tem quase dois milhões de visualizações no YouTube.
Após o acordo com Fábio Assunção, Bruno Magnata se comprometeu a fazer mudanças na condução da mensagem da música.
O artista conta que irá criar uma versão para impulsionar a campanha de arrecadação de dinheiro para ONGs com Bartz. A ideia ainda não foi parar no papel, mas o artista conta que tem pressa.
“PELO FATO DA GENTE FAZER UMA DOAÇÃO, A GENTE VAI TER QUE FAZER UMA MÚSICA DIFERENTE, QUE TIRE MAIS A PARTE DO ÁLCOOL. JÁ ESTAMOS CONVERSANDO E PROVAVELMENTE VÁ PARA O ESTÚDIO ESSA SEMANA. É UM PROJETO SEPARADO. UMA CAMPANHA POR FORA, PARA ARRECADAR DINHEIRO PARA DOAÇÃO. A MÚSICA ORIGINAL CONTINUA NO REPERTÓRIO”, CONTOU.