![](https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/14_02_2025_Vistoria-nos-trios-fuzue-e-furdunco_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-24-1024x684.jpg)
A vistoria obrigatória dos trios e minitrios que participarão do Furdunço e do Fuzuê, festas que acontecem nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, se encerrou nesta sexta-feira (14). A verificação dos veículos é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), no pátio do Parque de Exposições, na Avenida Paralela. Fundamental para garantir a tranquilidade do pré-carnaval, a avaliação dos equipamentos teve início na última quarta-feira (12). A partir da segunda-feira (17), os trabalhos vão se concentrar nos veículos que participarão do Carnaval 2025, garantindo que todos estejam em conformidade com as normas de segurança.
Além do DPT, outras instituições estão envolvidas nesse processo, incluindo a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária, Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Corpo de Bombeiros. Os veículos são submetidos à avaliação de uma equipe multidisciplinar formada por peritos criminais, peritos técnicos e mecânicos. Os profissionais verificam quesitos cruciais da segurança automotiva, como sistemas de freios, direção, suspensão, estabilidade geral dos equipamentos automotivos e pneus.
Desde o início da vistoria até o final da manhã desta sexta-feira (14), 11 veículos foram inspecionados. Dois deles apresentaram problemas, fizeram ajustes e foram analisados novamente. Coordenador da operação, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Valdir Ferreira, explica que a vistoria visa estabelecer o cumprimento de uma instrução técnica, que traz todas as normas de segurança que devem ser cumpridas pelos proprietários de minitrios, trios e carros de apoio.
“Esses veículos, que têm estrutura maior, precisam de proteção com relação ao guarda-corpo, presença de corrimão, extintores, saídas de emergência e escada externa. A norma foi lançada o ano passado e prevê todos os sistemas de segurança, inclusive serve de modelo para outros estados do Brasil”, assinala Valdir Ferreira.
O tenente-coronel lembrou aos donos dos veículos que a vistoria é obrigatória. “É fundamental trazer o veículo. A gente sempre orienta para que compareçam com antecedência, porque caso haja algum problema, o condutor tem tempo de regularizar. É importante frisar que só adentra ao circuito ao Carnaval com todas as medidas de segurança vistoriadas e aprovadas”, destacou o coordenador da fiscalização.
Freios e direção – De acordo com o preposto da Transalvador, o agente de trânsito José Leite, a verificação do sistema de direção e frenagem dos veículos é um quesito fundamental durante a vistoria. “Primeiro a gente verifica a direção e depois o freio. É preciso ter muito cuidado, as vezes são veículos modificados que exigem de nós muita atenção na verificação. É preciso que esteja tudo em conformidade com os quesitos de segurança. Não pode ter falha nenhuma”, assinala.
O músico Jorge Filho, 58 anos, é proprietário de um minitrio que desfilará no Furdunço, no domingo (23). Desfilando no Carnaval de Salvador há mais de 30 anos, ele diz que faz questão de cumprir rigorosamente todas as determinações de segurança. “É um cuidado para a gente e para o público. Saber que estamos levando para a rua uma estrutura que vai garantir a tranquilidade das pessoas que vão brincar o Carnaval. Fico muito tranquilo quando saio daqui e vejo que o meu minitrio está dentro das normas para participar da festa”, afirma.
Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS