Um dos leitos do recém inaugurado Hospital Espanhol, no bairro da Barra, em Salvador, sofreu um incêndio na noite de ontem (terça-feira, 5). Os bombeiros se deslocaram para a unidade de saúde e já controlaram o fogo.
Segundo informações de funcionários, um paciente bastante[teve um surto psicótico – já tinha histórico] exaltado ateou fogo em um leito da enfermaria, depois, pulou a janela do quarto. O homem ficou em cima de um batente de contrato gesticulando e ao tentar retornar machucou a perna.
Os bombeiros chegaram por volta de meia noite e entraram no prédio. Uma parte da unidade foi evacuada. Funcionários e pacientes foram vistos no estacionamento, conforme vídeo a seguir.
Cerca de 32 leitos para pacientes em tratamento da CIVD-19 foram desativados no quarto andar do hospital. Equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram deslocadas para o local.
O Hospital Espanhol estava fechado desde 2014 e foi reaberto no dia 22 de abril, para receber exclusivamente pacientes graves diagnosticados com a covid-19.
Cedido peça Justiça Federal para que fosse usado no combate ao novo coronavírus, a unidade de saúde passou por obras de adequação e hoje conta com 220 leitos, sendo 80 leitos clínicos e 140 de UTI.