Debate promovido pela TV Aratu sobre as eleições presidenciais dos EUA 06 de novembro de 2024 | 18:13
Vereador de Salvador e advogada trocam farpas em debate sobre eleição americana; veja vídeos
O debate promovido pela TV Aratu sobre as eleições presidenciais rendeu alfinetadas entre o vereador de Salvador Alexandre Aleluia (PL) e a internacionalista francesa, Juliette Robichez, que preside a comissão de Direito Internacional do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB).
“Ao contrário do que Alexandre falou, a economia cresceu bastante. Eu vi um crescimento bem dinâmico em 2023 de 2,5% e se fala pouco. A taxa de desemprego diminuiu bastante com Biden, a inflação realmente depois da pandemia e da política catastrófica de [Donald] Trump começou a subir, piorou, em 2022 subiu até 9%, mas hoje acho que eles conseguiram estabilizar em 2,5%”, argumentou Juliette ao defender a política econômica do presidente Joe Biden.
“Olhei as grandes instituições econômicas, elas fazem boas avaliações da economia, porém é verdade que Trump todos os dias com os republicanos acenam falsas verdades dizendo que a situação é catastrófica, tem muitos problemas, mas a administração Biden fez uma política que injetou muito dinheiro em grandes projetos de infraestrutura, de semicondutores, investimentos verdes para lutar contra o aquecimento do planeta”, emendou a advogada.
Ela ainda critica o financiamento de associações armamentistas a Trump. “Sem o apoio dessas associações das armas americanas ele não pode ser eleito”, ao que Aleluia retrucou.
“É constitucional, né? Tem uma emenda, existe o direito de autodefesa que está na constituição e funciona e muito bem. Você pega a Montana, o estado mais armado dos Estados Unidos, 60% da população tem armas. Aqui em Salvador é proibido. Eu prefiro andar a noite em Montana que aqui em Pernambués”, comparou.
“Não vejo com maus olhos associações privadas defenderem os seus valores. Pelo contrário, eu acho que isso que deve funcionar, e não ter associações ou organismos financiados pelo estado ou por um direcionamento político de um governante com interesse muitas vezes mais escusos do que as relações privadas. Estados Unidos é isso é liberdade econômica, liberdade de empreender, liberdade de associação”, pontuou Aleluia.
“Para alguns, para uma elite econômica sim. Mas para mim, democracia significa todos…”, retrucou Juliette.
“Eu prefiro o modelo americano do que o modelo francês, professora”, rebateu o vereador.
“Tem minorias também que eu acho que têm direito de se expressar e não é porque elas não têm o poder econômico que elas não podem defender seus próprios interesses”, completou ela.
“Não é só o poder econômico, também é a propriedade privada e existe um conceito americano de que a propriedade privada acaba sendo o balizador da preservação da liberdade”, retrucou Alexandre Aleluia.
Assista: