Uma pesquisa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), filiada a World Federation of Intensive and Critical Care, avaliou 1.087 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de 505 unidades de saúde privadas e públicas de todo o Brasil. Dentre as 459 UTIs certificadas, estão duas públicas estaduais baianas: a UTI cardiológica do Hospital Ana Nery (HAN) e a UTI da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto. As certificações foram recebidas pelas unidades nesta terça-feira (30), na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
“Este é um resultado que nos deixa muito orgulhosos. É o segundo ano consecutivo que as duas UTIs são premiadas, o que mostra que o nosso trabalho de qualificação, estruturação e, claro, de atendimento de qualidade à população baiana está sendo bem feito. É um prêmio que valoriza a excelência no desempenho e a qualidade no atendimento aos pacientes críticos, o que mostra nossa atenção ao povo”, analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
“Esse certificado é a cereja do bolo de um trabalho que se faz junto com a rede, e que a rede também faz por nós, a intersecção com outros parceiros, já que não trabalhamos sozinhos. E falo em nome da equipe da UTI, da enfermagem, de toda uma equipe multidisciplinar, como a gente fica muito contente com essa premiação”, afirmou Fernanda Martin, diretora técnica do HAN. “É uma honra para gente, uma unidade referência pro Estado da Bahia pra gestação de alto risco. Não é fácil termos profissionais para trabalhar dentro de uma UTI materna, por todo risco que envolve tratar grávidas e o receio de muitos profissionais”, declarou Daniela Matos, diretora geral e técnica da Maternidade.
No Estado da Bahia, ao todo, 22 hospitais tiveram UTIs certificadas com o “Selo TOP Performer” e/ou o “Selo Eficiente”, referente ao ano de 2023. A UTI cardiológica do Ana Nery foi uma das quatro baianas com o Selo Top Performer Cardio. Já a UTI da Maternidade, recebeu a certificação de Eficiente junto com a de outras três unidades. Além delas, as premiadas com ‘Top Performer’ também recebem o “Selo Eficiente”.
Segundo a Amib, o certificado Top Performer Cardio é concedido às UTIs cardiológicas de todo o país que apresentaram alta eficiência no ano anterior, de acordo com as Matrizes de Eficiência geradas pelo sistema Epimed Monitor, com validade de 1 ano. Já o certificado UTI Eficiente é concedido às unidades de terapia intensiva de todo o país que apresentaram boa eficiência no ano anterior, segundo as mesmas matrizes e também com validade de 1 ano.
“Tanto para a UTI certificada como Eficiente quanto para a Top Performer, é feita uma matriz em que a gente coloca todas as UTIs públicas ou privadas e elas são premiadas à medida que elas melhoram tanto a taxa de mortalidade padronizada quanto a taxa de utilização de recursos. Ou seja, fazer melhor com os recursos que tenho. E são poucas as UTIs que conseguem isso, trabalhar tão bem como foi conseguido pelo Ana Nery e pela Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto”, explica Marcelo Maia, presidente da Amib. Assim, o selo reconhece e celebra as instituições de saúde que se destacaram com excelentes indicadores para a mensuração de sua performance.
“É mais uma prova do trabalho que vem sendo realizado pela Sesab, priorizando sempre o paciente, e da dedicação, qualidade e eficiências das equipes assistenciais e dos gestores hospitalares das unidades, além do uso consciente e adequado dos recursos públicos”, afirma Karlos Figueiredo, superintendente de Assistência integral a Saúde da Sesab.
O HAN é a principal referência cardiológica na Bahia e foi avaliado dentre os seus pares, ou seja, unidades em que mais de 50% das admissões foram por diagnósticos cardiológicos. Apenas duas entre as 23 unidades premiadas com o Top Performer Cardio são públicas, sendo a do Ana Nery a única do Norte/Nordeste. Já a Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto já havia conquistado desde 2021 a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Fonte: Ascom/Sesab