Nesta quinta-feira (22), das 8h às 13h, será realizada mais uma edição do Seminário da Diáspora Africana nas Américas, desta vez na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – Campus dos Malês, em São Francisco do Conde. O evento, organizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) em parceria com a Unilab, terá como tema “A universidade pública no debate panafricanista sobre memória, restituição, reparação e reconstrução”.
O objetivo do seminário é refletir sobre o papel das instituições públicas de ensino superior no fortalecimento dos laços entre os povos africanos e suas diásporas, promovendo um diálogo sobre a herança colonial e as ações necessárias para a reparação histórica. O painel temático contará com a participação de Gilberto Leal, representante da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), e de docentes da Unilab, com mediação da diretora do Campus dos Malês, Mírian Reis.
O evento antecede a Conferência da Diáspora Africana, que ocorrerá de 29 a 31 de agosto de 2024, em Salvador. A conferência está sendo organizada pela União Africana e pelo governo do Togo, em colaboração com o Governo Federal e o Governo do Estado da Bahia, com o apoio da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Instituto Brasil-África. A primeira edição do seminário foi realizada na última segunda-feira (19), na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Salvador.
Implantado em 2014, o Campus dos Malês oferece educação superior gratuita e de qualidade para estudantes do Brasil e de países africanos de língua portuguesa, como Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste. Com atividades curriculares voltadas para questões étnico-raciais, africanas e diaspóricas, a instituição promove a integração internacional e a cooperação Sul-Sul, essencial para a construção de um futuro mais justo e equitativo.
Serviço
O quê: Seminário da Diáspora Africana nas Américas
Quando: Quinta-feira, 22 de agosto de 2024, das 8h às 13h
Onde: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – Campus dos Malês, São Francisco do Conde, Bahia
Realização: Sepromi e Unilab
Fonte: Ascom/Sepromi