A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio da Agência de Inovação (AUI), vai realizar o II Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação, nos dias 13 e 14 de junho, no Parque Tecnológico da Bahia, localizado no bairro do Trobogy, em Salvador. O evento tem como objetivo acompanhar a perspectiva da democratização da ciência, tecnologia e Inovação.
Esta edição versará sobre o tema “A coexistência entre tecnologias sociais e altas tecnologias”. A iniciativa abrirá espaço para mesas de debates sobre altas tecnologias trazendo a inteligência artificial, robótica, energias renováveis e invenções na saúde, além das discussões sobre as indicações geográficas e marcas coletivas, tecnologias sociais e processos de saberes e fazeres.
O encontro apresentará, ainda, as boas práticas que vêm sendo desenvolvidas pela Uneb, mediante os resultados dos trabalhos oriundos do segundo edital do Proinovação. A iniciativa incentiva os docentes pesquisadores/as em investir em pesquisas que possam gerar para a universidade horizontes abertos no sentido das propriedades intelectuais patentes, registros de programas (jogos digitais, museus virtuais) desenhos industriais, com isto, incentivando o diálogo com Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
O evento também irá destacar contato com as startups baianas, oriundas das universidades, com a finalidade do conhecimento das suas trajetórias. Os interessados em participar do encontro devem realizar inscrição, gratuitamente, no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da Universidade.
A programação do encontro reunirá mesas de debate sobre gestão do conhecimento em inteligência artificial, robótica, engenharia e saúde; as trilhas das startups (empresas nascentes) na Bahia; e indicações geográficas e marcas coletivas, como estratégia de inovação para desenvolvimento regional. O evento também contará com apresentação de grupos de trabalhos do edital Proinovação e reunião dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) baianos.
A segunda edição do Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação tem apoio da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Parque Tecnológico da Bahia e da Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (Aeptec-BA).
Fonte: Ascom/Uneb