A Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito (Transalvador), deu continuidade à campanha “Volta às Aulas: Comprometa-se com a Vida”, na manhã desta terça-feira (4), com ações na região do Colégio Anchieta, no bairro da Pituba. A atividade ocorreu entre 11h30 e 13h30, quando o fluxo de trânsito na área aumenta devido à saída dos estudantes. Durante a ação, equipes da Transalvador distribuíram materiais educativos e orientaram pais, responsáveis e estudantes sobre práticas seguras no trânsito.
A gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, explicou que a campanha tem como objetivo sensibilizar os pais sobre a importância de atitudes seguras no trânsito. Ela mencionou a obrigatoriedade do uso de itens de segurança, como cadeirinhas, de acordo com a idade e o peso da criança, e alertou sobre o risco e a infração que ocorre ao não utilizar esses equipamentos.
Respeito à legislação – “Essa é uma responsabilidade da Transalvador, mas também é de cada um: pais, transportadores escolares e toda a comunidade. Ressaltamos ainda que os pais devem contratar transportes escolares credenciados pela Secretaria Municipal de Mobilidade. A criança observa e imita, por isso pedimos que os pais iniciem a educação no trânsito dentro de casa, orientando seus filhos sobre a importância de usar os dispositivos de segurança de maneira confortável”, disse a coordenadora da campanha.
“Além disso, devem ensinar sobre o respeito à legislação, como atravessar na faixa de pedestres e seguir as orientações das autoridades de trânsito. Esse trabalho de cidadania é fundamental, e a Transalvador está orientando os pais com dicas importantes para garantir a segurança no trajeto diário. É crucial que todos estejam atentos e contribuam com a sua parte nesse processo”, completou Miriam Bastos.
Ação em outras áreas – Roni Donato, pai de um aluno do Colégio Anchieta, que participou da ação desta manhã, medidas preventivas como essa da Transalvador são ideais. “Normalmente, no começo do ano, temos esse transtorno e a dificuldade é maior. Com o tempo, acredito que as pessoas vão se ajustando, mas sempre contamos com o apoio da equipe de trânsito, especialmente nas faixas. Acho que essa é uma iniciativa muito positiva, e a Transalvador está de parabéns por isso, pois atitudes preventivas são sempre melhores do que tentar resolver um problema depois”, opinou.
Nos próximos dias, a Transalvador dará continuidade às ações de sensibilização nas escolas de Salvador. A programação prevê visitas à Escola Bernoulli, no Caminho das Árvores; à Gurilândia, na Federação; ao Salesiano, na Paralela; além de outras instituições de ensino situadas em áreas de grande circulação.
Reportagem: Juan Elias e Mateus Soares/Secom PMS
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/campanha-volta-as-aulas-comprometa-se-com-a-vida/ .