A trajetória da advogada e escritora Juliana Souza, o combate ao racismo e as desigualdades estruturais serão temas do programa Giro Nordeste nesta terça-feira (12), às 19h. Juliana aborda o caso Titi, a maior condenação por racismo e injúria racial da história brasileira, e discute questões sobre o Instituto Desvelando Oris e seu livro “Torrente Ancestral, vidas negras importam?”.
Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Juliana é mestre pela Universidade de São Paulo (USP). A baiana é filha de uma dinastia de trabalhadoras domésticas, e se destaca também como autora, palestrante, TEDx Speaker e cantora. Em sua trajetória, coleciona marcos importantes na história nacional, incluindo sua atuação em um caso que resultou na maior condenação por racismo e injúria racial do país.
Juliana foi reconhecida como uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pelo Mipad, um prêmio apoiado pela
Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, é fundadora e CEO do Instituto Desvelando Oris, uma organização social dedicada à promoção da equidade racial e de gênero, com foco em mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A atração semanal da TVE começa às 19 horas e entrevista personalidades nordestinas e nacionais com a participação de jornalistas das emissoras públicas de TV e rádio do Nordeste. Ao vivo, o programa Giro Nordeste será ancorado por Vânia Dias, jornalista da TVE. Além da Bahia, o Giro Nordeste também é exibido em Sergipe, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo.
O telespectador pode acompanhar o programa ao vivo também pela internet através do Youtube e Facebook da TVE. Para interagir nas redes sociais, basta utilizar a hashtag #GiroNordeste.
Fonte: Ascom/Irdeb