Pelo terceiro ano consecutivo, o Teatro Castro Alves (TCA) dá o pontapé de um novo ano convidando seu público para um mergulho na música orquestral: uma oportunidade de, em uma vivência experimental de curto prazo, fazer um primeiro contato com este rico acervo cultural da humanidade. Nos dias 3, 4 e 5 de janeiro (quarta, quinta e sexta-feira), as “Pílulas de Verão” dos cursos de iniciação ao universo da música sinfônica oferecem três turmas diferentes e gratuitas: “Falando da flauta doce”, das 10h às 11h30, com Uibitu Smetak; “Três compositores do período romântico: Schubert, Schumann e Chopin”, das 14h às 15h30, com Karina Seixas; e “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, das 16h30 às 18h, com Alexandre Loureiro. As aulas, com carga horária total de 4,5 horas, acontecem na modalidade online.
Para participar, basta se conectar na sala virtual nos dias e horários devidos, com limite de 100 pessoas por turma. Os links de acesso estão disponíveis no site tca.ba.gov.br.
Tendo professores vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), os Cursos de Música do TCA são uma experiência didática que não exige conhecimento prévio: o propósito é justamente de introdução à apreciação musical. A ideia é comprovar como a música clássica pode ser acessível, agradável e interessante para todas as pessoas.
Falando de flauta doce
Com Uibitu Smetak
Aulas: 3, 4 e 5 de janeiro, das 10h às 11h30
Três compositores do período romântico: Schubert, Schumann e Chopin
Com Karina Seixas
Aulas: 3, 4 e 5 de janeiro, das 14h às 15h30
A linguagem musical da Orquestra Sinfônica
Com Alexandre Loureiro
Aulas: 3, 4 e 5 de janeiro, das 16h30 às 18h
Fonte: Ascom/TCA