Em junho, o Projeto TAMAR celebra a Semana do Meio Ambiente (05 a 11), o Dia Mundial dos Oceanos (08) e o Dia Internacional da Tartaruga Marinha (16) com curiosidades sobre as espécies que ocorrem no Brasil.
As tartarugas marinhas fazem parte de uma cadeia de relações ecológicas fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência de todo o ecossistema que inclui as praias, as dunas e os oceanos. Durante sua longa existência, cada tartaruga marinha leva e traz toneladas de nutrientes e energia vital à sobrevivência de diversas formas de vida. Delas depende a existência de uma infinidade de peixes, crustáceos, moluscos, esponjas, medusas. Assim, as tartarugas são peças chave para a conservação dos oceanos e tema da programação do Mês dos Oceanos no Projeto TAMAR. Confira e participe!
O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Serviço
Programação Projeto TAMAR Praia do Forte-BA
Mês dos Oceanos e Tartarugas Marinhas JUNHO/2017
Dias 6 e 8/06 – Sessão Petrobras de Cinema às 15 horas – Vídeos dos Projetos TAMAR, Golfinho Rotador, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Albatroz da Rede BIOMAR e muita pipoca + Atividade Dormindo com as tartarugas – Uma noite mágica para crianças de 7 a 12 anos (18:00);
Dia 10/06 – Oficina de artes (10:00 – com materiais reaproveitados e temas do mar) e Encontro com o Pesquisador (15:00 – Acompanhadas de um pesquisador as crianças vão aprender sobre o ciclo de vida, medir e simular a marcação de uma tartaruga marinha);
Dia 16/06 – Dia Internacional da Tartaruga Marinha – às 17:00 haverá a soltura de uma tartarga-de-pente (Eretmochelys imbricata) rebilitada e logo em seguida música ao vivo no palco do espaço cultural do TAMAR. Restaurante aberto.
Dia 17/06 – Serenata do TAMAR às 20:00 com:
De 5 de junho a 20 de julho – Exposição: TAMAR 35 Anos Uma homenagem à primeira geração de tartarugas marinhas de sobrenome Tamar.
Informações: 71 3676-1045 / 0321
E-mail: [email protected]
Visite: www.tamar.org.br