Quarenta integrantes das Forças da Segurança Pública da Bahia e de São Paulo concluíram na terça-feira (11), as edições dos ‘Cursos de Introdução à Atividade de Inteligência de Segurança Pública’ e de ‘Atendimento Pré-Hospitalar Tático’, promovidos pela Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública.
Treinamentos aconteceram na sede do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic), na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, para integrantes das Polícias Militares e Civil, além de servidores da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
Os profissionais reforçaram os fundamentos básicos legais e doutrinários da produção de inteligência das ações policiais, além da execução de manobras e procedimentos emergenciais para minimizar traumas em ocorrências.
Fundamentos de Contrainteligência, de Operações de Inteligência, Segurança da Tecnologia da Informação e das Comunicações, Técnicas Acessórias de Análise, Atendimentos sob Confronto Armado, em Campo Tático e em Evacuação Tática foram algumas das disciplinas ofertadas entre os dias 3 e 11 de junho.
“Levar essas instruções para o interior reforça não só o trabalho das unidades que trabalham com a inteligência, mas lembra do quanto a atuação deles é fundamental para a integração entre as forças e para a segurança da população baiana em todas as regiões”, declarou a coordenadora da Universidade Coorporativa de Inteligência da SSP, major Lucélia Almeida.
Além de Ilhéus, os cursos já passaram por Salvador, Barreiras e Feira de Santana. Nos próximos meses serão realizadas as etapas de Vitória da Conquista e Juazeiro.
Fonte: Ascom/SSP