Na próxima sexta-feira (6), Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado promoverá o Workshop Dia do Laço Branco: Engajamento de Profissionais da Segurança Pública no Enfrentamento à Violência contra à Mulher. A atividade, que marca o lançamento das ações da Campanha Laço Branco, acontecerá no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), das 14h às 17h, e visa abordar a importância da atuações desses profissionais na prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.
A programação envolve apresentação de dados sobre violência contra as mulheres; análise de tendências e desafios atuais; a apresentação da Rede de Enfrentamento e Proteção na Bahia; explicação dos fluxos de atendimento às mulheres em situação de violência; a apresentação dos serviços disponíveis, como delegacias especializadas, casas de acolhimento e centros de referência; e a participação de especialistas em estatísticas criminais e estudos de gênero.
Também serão abordadas temáticas como “Homens como aliados na construção de uma sociedade com equidade social” e será feita uma abordagem reflexiva sobre as masculinidades tóxicas e como promover mudanças culturais. Além disso, haverá roda de escuta ativa para que os participantes compartilharem experiências, dificuldades e sugestões.
Campanha Laço Branco
A Campanha Laço Branco está presente em todos os continentes e em mais de 55 países. No dia 6 de dezembro de 1989, 14 mulheres foram assassinadas na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, ato que ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”. Isso desencadeou uma mobilização por homens canadenses que usaram o laço branco denunciando a existência de homens que cometem a violência contra a mulher, mas que também têm aqueles que repudiam essa violência.
A Campanha do Laço Branco é apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. A iniciativa integra ainda a Campanha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, iniciada no dia 20 de novembro e se encerra no dia 10 de dezembro, dia em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Fonte: Ascom/SPM