O vereador Sílvio Humberto (PSB) esteve presente na inauguração do novo Terminal de Integração Rodoviária e salientou a importância do metrô para a mobilidade urbana da capital e a necessidade de uma integração dialogada com a população. O Terminal foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (04/01), pelo governador Rui Costa. O equipamento foi reformado e readequado para atender os mais de 33 mil passageiros que passam no local por dia e as 66 linhas de ônibus urbanos e 5 metropolitanas que transitam pela estação.
Na mesma cerimônia, também foi entregue o sistema viário Pernambués/Detran, por onde circulam os ônibus que acessam o terminal. Com investimento de R$ 7 milhões, o novo equipamento conta com guaritas de entrada e saída, posto policial, sala de primeiros socorros, sanitários comuns e exclusivos para pessoas com deficiência (PCD), além de escadas rolantes e elevador na passarela de acesso.
“O metrô é uma demanda antiga da cidade e a integração não tem como acontecer com esse modelo de exclusão de linhas entre bairros. A lentidão da integração, tem sido uma verdadeira desintegração”, afirmou o vereador, ao criticar a resistência do prefeito para o processo de integração entre os modais e a extinção de linhas de ônibus realizada pela Prefeitura. Segundo o parlamentar, a população vem sofrendo com a retirada de linhas, e isso tem impedido que a cidade tenha serviços dignos de uma metrópole.
Terceira etapa – O governador anunciou também, durante a cerimônia, que o terminal e a estação do metrô do aeroporto serão entregues no próximo mês de março. E que ainda em janeiro, será aberta a licitação para as obras da nova rodoviária (Águas Claras) e a última etapa do metrô, que chegará até a região de Cajazeiras.