A 19ª Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação (Reatech), que também sedia a Expo Brasil Paralímpico, foi aberta na quarta-feira (20), no espaço São Paulo Expo, e segue até sábado (23), na capital paulista. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participa do evento, em parceria com a Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef), para divulgar destinos acessíveis, nas 13 zonas turísticas do território baiano, e ações desenvolvidas para fortalecer o segmento no estado.
Um dos produtos divulgados na feira é o bloco carnavalesco “Me Deixe à Vontade”, voltado para pessoas com deficiência (PcD) e mantido pela Abadef. Ele desfila no Carnaval de Salvador, com o apoio da Setur-BA e de empresas privadas. Na festa deste ano, a entidade levou dois mil foliões para a avenida.
“Essa parceria entre a nossa associação e o governo baiano é para promover inclusão, com representatividade, como acontece nesse evento internacional tão importante, que é a Reatech. Trouxemos projetos, o bloco de Carnaval, que irá crescer em 2025, e mostramos que existem outras diversas opções de turismo acessível na Bahia”, explicou a presidente da Abadef, Silvanete Brandão.
A cadeirante Sheila Santana lidera uma instituição que acolhe mulheres com deficiência, em São Paulo, e deseja levar um grupo feminino para conhecer a Bahia: “penso em reunir algumas mulheres que nós atendemos, para uma viagem à Bahia. Soube que o estado tem avançado em acessibilidade, o que dá mais tranquilidade para planejar o passeio e, finalmente, conhecer a terra que é famosa por acolher bem os turistas”.
O cirurgião-dentista Ayrton Hashimoto, também cadeirante, revelou que já viajou da capital paulista para alguns destinos baianos e pretende retornar: “conheci Porto Seguro, que eu adoro, Itacaré, Ilhéus, Chapada Diamantina, Salvador e outros lugares. A acessibilidade melhorou em aeroportos e hotéis. Como pretendo escrever um livro com dicas de viagens para deficientes, quero voltar à Bahia”.
“É gratificante ver como a Bahia deixa saudades em quem já a visitou e é o desejo de muitas pessoas com deficiência. Por isso, participamos dessa feira que tem um significado especial, com exemplos de superação, passando informações seguras sobre o turismo inclusivo que o estado oferece”, declarou a gerente de mercado nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush.
A Reatech é considerada a principal feira do setor na América Latina e reúne 100 expositores, que oferecem produtos e serviços para PcD. A expectativa é de que mais de 40 mil visitantes circulem pelo evento.
Fonte: Ascom/Setur-BA