Com atividades divididas em dois dias, técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento promoveram oficinas de Planejamento e Gestão Governamental com foco na Política Territorial, para uma turma de 38 majores e tenentes-coronéis do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM/2024), mestrado profissional da Polícia Militar da Bahia. A formação aconteceu na quinta-feira (4) e sexta-feira (5), na sede da Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os oficiais que estão se qualificando para atingir o posto de coronel da Polícia Militar da Bahia, último patamar da carreira, tiveram a oportunidade de adquirir noções teórico-metodológicas sobre o Ciclo PDCA – Planejar (Plan), Fazer (Do), Checar (Check) e Agir (Act), visando fortalecer a visão sistêmica do Planejamento Governamental. A programação também destacou conteúdos relacionados à política territorial, consórcios, indicadores, governança e gestão de dados.
O diretor do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão (Deplan/PMBA), Cel. Robson Pacheco, valoriza a integração dos esforços no governo estadual, visando a capacitação e, consequentemente, a melhoria do serviços de segurança e defesa social.
“O foco da capacitação é o melhor servir à população baiana. Essa é uma política da gestão liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues, não só por ele ser professor, mas pela sua sensibilidade social muito aguçada. Os pilares desse processo de formação são educadores e planejadores conhecidos, como Paulo Freire, Milton Santos e Carlos Matus. Então é importante para o oficial conhecer teóricos que vivenciaram a ideologia de servir à sociedade e promover um estado de bem-estar social”, explica o coronel da PM.
A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado em maio de 2023 entre a Seplan, por meio da Universidade Corporativa do Servidor (UCS/Seplan), e a Polícia Militar da Bahia. Além desta ação, a parceria entre as duas instituições também oferece suporte teórico-metodológico para a formação de Oficiais Superiores, Majores e Tenentes-Coronéis nos cursos de Especialização em Segurança Pública (CESP) e de Gestão Estratégica em Segurança Pública (Cegesp).
Fonte: Ascom/Seplan