No Subúrbio Ferroviário de Salvador, na ponta final da orla soteropolitana que margeia a Baía de Todos os Santos, o bairro de São Tomé de Paripe será ocupado por uma diversa Semana de Artes. Música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, artes visuais, artesanato, manifestações populares, identitárias e folclóricas, em apresentações e oficinas, estarão na programação totalmente gratuita da “Semana de Artes de São Tomé de Paripe”, que ocorrerá de 16 a 24 de fevereiro. Na largada desta produção, artistas e grupos da região estão sendo convocados para um mapeamento que irá definir as atrações do evento. Para se inscrever, é preciso preencher formulários disponíveis no linkhttp://bit.ly/SemanadeArtes.
O projeto tem patrocínio do M. Dias Branco e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Enter Projetos Socioculturais e Esportivos, a Propono Consultoria Cultural e a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos.
A Semana de Artes tem a missão de reunir artistas e grupos culturais de regiões periféricas, dos mais simples aos mais desenvolvidos, independente de sua linguagem e manifestação artística, para que possam ampliar as ações culturais em sua comunidade. É também objetivo da iniciativa contribuir para o aprimoramento de ações criativas, para o desenvolvimento social, geração de trabalho e fomento à sustentabilidade artística. Após mapear a cena artístico-cultural de São Tomé de Paripe e de seu entorno, também com apoio de pesquisadores e lideranças comunitárias, a curadoria definirá as atividades que estarão na grade dos nove dias de programação, dois deles reservados para oficinas e toda uma semana de apresentações artísticas.
SEMANA DE ARTES DE SÃO TOMÉ DE PARIPE
Quando: 16 a 24 de fevereiro de 2019
Mapeamento de artistas da região para composição da programação: