Nesta quinta-feira (11), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) participou do lançamento da publicação organizada pela Rede de Educação Ambiental da Bahia (Reaba) que reúne experiências educativas no território metropolitano de Salvador. A publicação apresenta registros dessas experiências, reflexões sobre a educação ambiental e sugestões para políticas públicas locais. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e foi promovida pela Frente Parlamentar Ambientalista.
O material resulta do trabalho conjunto da Reaba, que compilou as experiências apresentadas durante transmissões virtuais realizadas entre abril e maio de 2021. Essas transmissões foram parte de uma mobilização nos territórios de identidade da Bahia, como preparação para o Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Além disso, técnicos e especialistas da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) integraram o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da publicação.
Durante a cerimônia, Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Governo Federal, enfatizou a importância da publicação para o desenvolvimento de uma consciência ambiental mais abrangente. “Temos a necessidade de promover processos educativos transformadores de valores da cultura de nossa sociedade moderna, incorporando os saberes dos povos tradicionais”.
Kity Tavares, diretora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, destacou o trabalho colaborativo da Reaba na organização deste importante conteúdo para a área ambiental. Ela elogiou o papel fundamental dos diversos atores sociais envolvidos, ressaltando o protagonismo das comunidades do Território de Identidade Metropolitano de Salvador na elaboração deste documento.
Especialista da Sema, Jamile Trindade, foi uma das colaboradoras na execução do projeto. Ela destacou que tanto a equipe da secretaria quanto a do Inema participaram da construção coletiva da publicação, por meio de um grupo de trabalho. “A participação foi fundamental para viabilizar um processo de escuta ativa, contribuir com a comunicação, a mobilização e a sistematização das experiências publicadas”.
A Reaba, instituída oficialmente em 1992 por ambientalistas e educadores ambientais baianos que participaram da Eco-92, tem sido uma importante voz na promoção da Educação Ambiental na Bahia. Seu trabalho visa contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e para a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação ambiental.
Fonte: Ascom/Inema