Principal parceiro comercial da Bahia, a China reafirma sua importância nas relações internacionais do estado com uma nova visita oficial a Salvador. Durante esta semana, uma comitiva do Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro esteve na capital baiana para aprofundar laços bilaterais e explorar novas oportunidades de cooperação, com destaque para iniciativas voltadas à redução da pobreza.
A delegação, composta pelo cônsul-geral adjunto, Wang Haitao, o cônsul comercial, Jing Yanhui, e o vice-cônsul-geral, Zeng Can, foi recebida nesta quarta-feira (11) na sede da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O encontro contou com a presença de autoridades estaduais, reforçando o compromisso mútuo de promover o desenvolvimento estratégico e sustentável.
O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, avaliou que “a visita da delegação sinaliza o interesse em aprofundar relações”. Segundo ele, “o papel da SEI junto aos representantes da China tem sido de apresentar as características do estado, identificar temas estratégicos de interesse comum, como a logística, o baixo carbono e a redução da pobreza, bem como promover no ambiente de negócios um modelo de cooperação ganha-ganha”.
Um ponto de destaque durante o encontro foi a menção aos servidores da SEI que participaram de seminários técnicos na China entre 2023 e 2024, a convite do governo chinês. Segundo Ferreira, “a experiência reforça a capacidade técnica da Bahia e fortalece a cooperação Sul-Sul”. O diretor lembrou que “a China tem um exemplo inspirador de superação da pobreza. O país retirou cerca de 800 milhões de pessoas da extrema pobreza ao longo de 50 anos. Então, nós estamos capacitando nossos servidores para que a gente possa subsidiar o Governo do Estado com as melhores soluções, adaptadas à realidade da Bahia”.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, destacou a rapidez das transformações na China. “Historicamente, perdemos nosso protagonismo industrial, mas hoje a China apresenta um caminho, que combina projetos-piloto inovadores e métodos eficazes de desenvolvimento territorial”, afirmou, destacando a importância da cooperação Sul-Sul para contornar a subordinação imposta por países desenvolvidos.
O cônsul-geral adjunto Wang Haitao expressou sua gratidão pela hospitalidade e destacou a relevância da aproximação com a Bahia. “Estamos aqui para conhecer melhor esta terra tão rica e promissora. Apresentar aos investidores chineses novas oportunidades. A cooperação é essencial. Queremos compartilhar experiências e avançar de forma conjunta, porque acreditamos que o desenvolvimento deve beneficiar a todos”, afirmou. Jing Yanhui, cônsul comercial, também destacou o papel estratégico da SEI na construção dessas pontes, pois “tem sido uma parceira essencial no Estado da Bahia”.
Foto: Ascom/SEI