Em sua última reunião do ano, o Conselho de Administração da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) tratou do balanço de 2023 e dos novos projetos para o ano de 2024. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (19), na Secretaria do Planejamento (Seplan), e um dos destaques foi a assinatura do acordo de cooperação internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no montante aproximado de R$ 21 milhões, a ser executado ao longo de quatro anos, onde está incluída uma série de projetos, pesquisas e ações de fortalecimento do órgão.
Assinado ainda no final do ano de 2023, o projeto Informação a Serviço da Sociedade irá fortalecer as capacidades essenciais da SEI, com previsão de melhorias nas áreas de gestão, governança de dados, disseminação de informação e outras, além da realização de novas pesquisas e estudos.
“O projeto vai reforçar toda a atividade de produção, análise e disseminação das informações de natureza estatística, geográfica, cartográfica e demográfica da Bahia necessárias ao conhecimento da realidade física, social e econômica do estado, ampliando a democratização do acesso à informação e a oferta de informações qualificadas para a tomada de decisão”, explicou o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.
Segundo o gestor, o projeto é de interesse do PNUD, pois contribui para o Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil 2023-2027, com impactos positivos na governança e capacidade institucional do Estado da Bahia.
“Serão realizados estudos, pesquisas e capacitações, bem como estruturadas metodologias para a avaliação de políticas públicas, visando identificar, com dados desagregados, lacunas e potencialidades do estado da Bahia para que as políticas públicas sejam elaboradas, implementadas e monitoradas com maior assertividade”, disse o gestor, que ressaltou ainda que a SEI cumpriu todas as metas do ano de 2023, tendo executado, pela primeira vez, cem por cento do seu orçamento, “uma alta performance na execução das atividades planejadas”.
O secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, presidiu a reunião, que contou com a participação de diretores técnicos da SEI e representantes de órgãos com assento no conselho, como a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Administração (Saeb) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O secretário do Planejamento avaliou que “a reunião foi muito produtiva. Discutimos o acordo de cooperação da SEI com o PNUD, que irá possibilitar a elaboração de estudos e diagnósticos, com foco nos índices de desenvolvimento humano associados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fortalecendo a capacidade do Estado em tomar decisões com base em evidências. Também avaliamos a necessidade de reestruturação da carreira de Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais da Bahia, que contará com todo apoio do conselho junto às instâncias superiores do Governo do Estado pela importância da carreira para a formulação e avaliação das políticas públicas”, relatou.
Fonte: Ascom/SEI