No dia 30 de outubro (segunda-feira), ocorre a 2ª Reunião Extraordinária das Trancistas da Bahia, a partir das 9h, no Auditório do Anexo Bahia Center. Na ocasião, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), e diversas trancistas debaterão mecanismos para valorizar e regulamentar a profissão.
A atividade das trancistas é uma profissão existente há muito tempo e não é apenas estética, mas também cultural e histórica, representando um elemento essencial da identidade afro-brasileira. A valorização dessa profissão é fundamental para o reconhecimento da herança afro e o fortalecimento da identidade racial.
A republicana entregou ao ministro do Trabalho, em Brasília, as reivindicações das profissionais. Uma das lutas das trancistas é pela inclusão da atividade na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Isso abrirá caminho para a regulamentação da profissão, melhores condições de trabalho, fixação de piso salarial, amparo jurídico e diversos outros direitos fundamentais para a promoção da dignidade.
Data: 30 de outubro
Horário: 9h
Local: Auditório do Anexo Bahia Center (R. Ruy Barbosa, 23 – Centro, Salvador – BA)