Para promover a inovação tecnológica e o aprimoramento das operações de telecomunicações e distribuição de gás canalizado na Bahia, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a BahiaGás e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A assinatura aconteceu nesta quinta-feira (29), durante o Fórum RNP 2024, no Hotel Royal Tulip, em Brasília. O acordo visa desenvolver soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), fortalecer as infraestruturas de telecomunicações e aprimorar a supervisão e monitoramento das operações de distribuição de gás, utilizando redes de fibra óptica em projetos estratégicos no estado.
Para o secretário da Secti, André Joazeiro, a cooperação técnica é fundamental para integrar conhecimento e tecnologia em prol do desenvolvimento do estado. “Este acordo representa um passo importante para consolidar uma infraestrutura de telecomunicações robusta na Bahia, integrar as redes de pesquisa do estado, além de aprimorar as operações de distribuição de gás canalizado. A parceria entre a Secti, a BahiaGás e a RNP permitirá que utilizemos o melhor da tecnologia disponível para criar soluções inovadoras que beneficiarão tanto as empresas quanto a população, garantindo um desenvolvimento sustentável e interiorizado”, destaca.
O diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, explica que a sinergia entre as instituições permitirá a expansão da infraestrutura. “A RNP tem interesse em fazer uso das rotas de gasoduto da Bahiagás, pois podem trazer maior capilaridade de infraestrutura para levar nossos serviços às nossas organizações na Bahia. O acordo vai nos levar a uma modelagem de como usar essa infraestrutura para a passagem de cabos ópticos e, ao mesmo tempo, compartilhá-los para sua sustentabilidade”.
De acordo com Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás, o acordo impulsionará a inovação tecnológica usando fibra óptica para monitoramento em tempo real de dutos e coleta de dados georreferenciados. “Essa assinatura representa um passo significativo para a Bahiagás em nossa missão de inovar e aprimorar nossas operações. Através dessa parceria, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico, não apenas no estado da Bahia, mas também em consonância com as diretrizes estaduais e federais de inovação e integração”, afirma.
Fonte: Ascom/Secti