Em encontro realizado nesta segunda-feira (9), no gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), o secretário Wallison Tum recebeu a embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, para discutir a construção de parcerias. A visita, organizada pelo cônsul da Finlândia para a Bahia e Sergipe, Wilson Andrade, também diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), teve como foco o desenvolvimento de iniciativas verdes no agronegócio e a ampliação do uso de tecnologia e conectividade no campo.
A afinidade entre a Bahia e a Finlândia se mostra evidente no setor florestal. A Finlândia, conhecida mundialmente por suas vastas plantações de eucalipto, que representam 25% de suas exportações, encontra na Bahia um possível parceiro estratégico. O estado baiano possui um forte setor florestal, sendo o segundo produto mais exportado do agro em 2023. “A troca de experiências e conhecimento entre Bahia e Finlândia pode impulsionar ainda mais o desenvolvimento sustentável desse setor na Bahia, gerando benefícios econômicos e ambientais”, afirmou o secretário Wallison Tum, ao fim do encontro.
O secretário apresentou à embaixadora o Plano ABC+ Bahia, uma iniciativa do governo baiano que visa promover práticas agrícolas de baixo carbono e aumentar a produtividade de forma sustentável. A iniciativa abrange diversas ações, como a recuperação de áreas degradadas, a adoção de tecnologias limpas e a promoção da agricultura de precisão. Ao destacar o Plano ABC+, o secretário Tum demonstrou o compromisso do governo da Bahia em fortalecer a agricultura sustentável e buscar soluções inovadoras para os desafios do setor, por meio de tecnologias como as florestas plantadas e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Panorama Seagri
Na oportunidade, o secretário entregou à embaixadora também uma cópia da revista “Panorama Seagri – Bahia Terra do Agro”, que traz um retrato detalhado do setor agropecuário baiano, apresentando dados, tendências e desafios. A publicação é um instrumento para profissionais, pesquisadores e tomadores de decisão, fornecendo informações que auxiliam no planejamento estratégico e na formulação de políticas públicas.
Presenças
Acompanharam a agenda o chefe de gabinete da Seagri, Thiago Guedes, o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Adriano de Sá Bouzas, o diretor de irrigação, Djalma Seixas, o assessor técnico da pasta, Carlito Nunes, além do chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, André Ferraro, e o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Iuri Rubim.
Fonte: Ascom/Seagri