O ouvidor da SEC, Jocivaldo dos Anjos, destacou a importância do evento. “Este encontro é uma complementação do evento que fizemos no mês de março, nas escolas da Bahia. Iremos fazer uma avaliação desses encontros e trouxemos alguns estudantes para que eles acessem o serviço da ouvidoria. Como temos os técnicos das ouvidorias especializadas que atuam na recepção das demandas, os jovens ouvidores vão atuar no sentido de poder falar para os seus colegas sobre a Ouvidoria no Estado da Bahia”.
Para a jovem ouvidora do núcleo de Itabuna (NTE 5), Larissa Reis, 17, 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Anísio Loureiro, localizado no distrito de São João do Panelinha, em Camacan, o encontro vai ampliar os seus conhecimentos. “Estou muito feliz por a SEC ter nos dado esta oportunidade, pois tenho vivenciado várias experiências e neste evento irei aprender como funciona toda a ouvidoria do Estado e vou repassar as informações para os demais colegas”.
Já a jovem ouvidora do núcleo de Irecê (NTE 1), Samara Nascimento, 17, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado, em João Dourado, disse que os jovens ouvidores serão pontos de representatividade. “Tendo jovens ouvidores nos NTEs, os estudantes podem se sentir mais à vontade para chegar até a gente e conversar sobre as demandas”.
A Ouvidoria Pública é uma ferramenta de gestão e de controle social. A missão da Ouvidoria da SEC é se constituir como um espaço de diálogo, escuta qualificada e de fortalecimento da democracia participativa, envolvendo a comunidade escolar e os movimentos sociais. O projeto Ouvidoria Vai à Escola foi criado em 2013 e tem como fundamentos a participação social e a gestão democrática do ensino público.