A Secretaria da Educação do Estado está promovendo o segundo ano do projeto ENEM 100%. O objetivo é orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para tanto, o projeto engloba ações estratégicas voltadas para o fortalecimento das aprendizagens e o Redijaê, que consiste na correção de textos, com ênfase na Redação.
Para envolver ainda mais os professores no Redijaê, a Secretaria está convidando os educadores para serem parceiros do projeto, por meio da assinatura de um Termo de Parceria e Compromisso. O termo está sendo enviado aos gestores das unidades escolares. Os professores devem enviar os termos para o e-mail [email protected]e caso não tenham recebido, mas desejem participar, os educadores devem entrar em contato pelo mesmo endereço eletrônico.
O superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, explicou que o ENEM 100% funciona por etapas, que incluem a mobilização das unidades escolares, a inscrição e o registro dos inscritos, o fortalecimento das aprendizagens e Redijaê, e o apoio logístico para a realização das provas. Ele disse que o engajamento dos educadores no Redijaê é fundamental. “Nessa etapa do projeto, que é o fortalecimento das aprendizagens e o Redijaê, estamos cientes que a contribuição dos professores de Linguagens é de grande relevância para a produção escrita. Por isso, convocamos os educadores de Língua Portuguesa para esse importante pacto pela melhoria da habilidade de nossos estudantes na escrita, sendo parceiros do ENEM 100%”, destacou.
Os professores inscritos assumem o compromisso de articular os planos de curso e de aula, com foco na produção textual para o ENEM, utilizando como suporte os ambientes virtuais do Google e a Plataforma Anísio Teixeira. Neste caso, os professores participam de uma formação para atuar no Google Classroom, sala de aula virtual do Redijaê, e na Plataforma Anísio Teixeira, para a avaliação das redações, a partir dos parâmetros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Redijaê – A ação, que faz parte do projeto Enem 100%, propõe que os estudantes escrevam e enviem suas redações para o ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira. Os textos são analisados por professores da rede estadual e por estudantes de universidades públicas e particulares e devolvidas para os alunos, com as observações necessárias para o aperfeiçoamento da escrita dissertativa. O projeto permite o envio de duas redações por estudante.