Na página do serviço, é preciso clicar no botão “Solicitar” e realizar o login no ba.gov.br, se necessário. Caso não possua, o servidor será direcionado à área de cadastro, que será concluído após recebimento de e-mail para ativação da conta. Depois disso, basta que informe sua matrícula e as informações sobre o contracheque que deseja emitir, como mês, ano e tipo do documento. Vale ressaltar que a emissão de contracheque via ba.gov.br também está disponível para aposentados e pensionistas, que devem seguir o mesmo passo a passo.
“A inclusão de serviços voltados aos servidores públicos baianos é um ganho para o ba.gov.br e para o próprio funcionalismo, pois conseguimos ampliar a cartela de serviços digitizados ofertados pelo Estado e também criar mais um canal de comunicação e de relacionamento com este público, que também é usuário de outras funcionalidades disponíveis na plataforma”, avalia o secretário da Administração, Edelvino Góes.
O gestor de negócios do RH Bahia, Wilson Freitas, compartilha do mesmo entusiasmo. “A consulta e a emissão de contracheques gerados pelo RH Bahia, diante da sua importância para os servidores públicos, sejam ativos, aposentados ou pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional, não poderiam ficar ausentes do catálogo de serviços do ba.gov.br haja visto que, mensalmente, registram um total de 360 mil acessos”, declara.
O objetivo principal da parceria, que tem apoio técnico da Prodeb, é facilitar o acesso ao documento, especialmente para ex-servidores e ex-empregados públicos, que até então precisavam abrir processo pessoalmente ou via SEI Bahia junto às coordenações de recursos humanos ou setores de protocolo do órgão onde atuaram, para solicitar a segunda via de seus contracheques.
Com isso, servidores ativos e inativos, empregados públicos, aposentados e pensionistas passarão a poder consultar o documento de sete formas diferentes: via plataforma, app e WhatsApp do ba.gov.br; no Portal de Serviços RH Bahia e em seus canais no WhatsApp e Telegram, além do envio mensal por e-mail, apenas da primeira via, para as contas cadastradas.
Como no RH Bahia, estarão disponíveis via ba.gov.br contracheques emitidos a partir de 2017, no caso das empresas públicas, e a partir de 2019, considerando os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional.
Fonte: Ascom/Saeb