Já está disponível, no Portal da Educação da Bahia (educacao.ba.gov.br), a lista das 350 sorteadas para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltados para mulheres. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, na tarde desta segunda-feira (27), o sorteio eletrônico do Pronatec Mulheres Mil.
Ao todo, 631 candidatas estudantes se inscreveram para os seis cursos gratuitos, direcionados à promoção do acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade e risco socioeconômico ao mundo do trabalho: Artesã de Biojóias, Artesã de Bordado à Mão, Manicure e Pedicure, Maquiagem, Microempreendedora Individual (MEI) e Salgadeira.
“Com este edital, avançamos em relação aos demais no Brasil pelo seu diferencial inclusivo. A partir da sensibilidade da Procuradoria Geral do Estado, foi possível a participação da pessoa que se reconhece na condição de mulher e nas suas orientações sexuais, sejam elas cisgênero, transgênero ou travesti”, destaca o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal.
Entre os dias 28 e 31 de maio, as estudantes contempladas devem enviar os documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar, comprovante bancário e autodeclarações, conforme os requisitos do edital, para o e-mail [email protected]. A falta de documentos ou de comprovações resultará na exclusão da candidata. Entre os dias 3 e 7 de junho, será realizada a análise do perfil situacional das candidatas, com a checagem de itens, como as condições de moradia e histórias de vida, entre outros, para verificar se atende aos critérios do edital, com a proposta de oferecer os cursos a quem realmente precisa.
Em 7 de junho, será publicada a lista parcial das candidatas classificadas, sendo que haverá um prazo de dois dias para recursos, entre os dias 10 e 11 de junho. O resultado final será publicado no dia seguinte (12) e a matrícula para as estudantes contempladas irá ocorrer entre os dias 12 e 21 de junho. Os cursos, que têm duração média de quatro meses, começarão em 8 de julho, com uma aula inaugural. Será concedida bolsa-formação trabalhador às estudantes matriculadas nos cursos, no valor de R$ 10 por dia de aula efetivamente frequentada, para custeio de transporte e alimentação (auxílio estudantil).
Fonte: Ascom/SEC