A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) inaugurou na tarde de terça-feira (13) o Estúdio Suas. A nova ferramenta audiovisual chega para somar na produção de conteúdo, qualificação de profissionais e divulgação das atividades realizadas pela secretaria no âmbito do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O espaço é resultado de parceria firmada entre Governo do Estado e Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e possibilitará estrutura técnica eficiente e atrativa para novos formatos de comunicação, a exemplo do podcast “Pod+Social”, que teve seu primeiro episódio gravado já no ato inaugural.
O equipamento tecnológico tem como objetivo produzir, compartilhar e ampliar conhecimentos referentes aos programas, projetos, benefícios e serviços do Suas e às demais atividades da Seades. O estúdio vai expandir a realização de capacitações, encontros virtuais, reuniões periódicas, gravações de videoaulas, conferências, lives, entre outras ações.
De acordo com o secretário da Seades, José Leal, a implantação é fruto de um trabalho coletivo e de ampliação da atuação dos governos Estadual e Federal, tendo como objetivo final a garantia de direitos. “Dentro desse espaço democrático vamos produzir conteúdos relevantes para a proteção social e, assim, disseminar o potencial das nossas ações para o fortalecimento do Suas na Bahia, assim como outras políticas sociais”, pontuou.
Para a superintendente da Assistência Social, Leísa Sousa, com a inauguração, o Suas segue cada vez mais consolidado e presente em toda a Bahia. “Através do estúdio podemos garantir mais estratégias de apoio técnico e capacitação para os municípios. Vamos fazer integração com as áreas da segurança alimentar e da política de cuidado, que também atendem o mesmo público da Assistência Social”, explicou.
A representante do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Marleide Castro, ressaltou sua felicidade com a instalação do novo espaço. “Fico muito honrada em representar o conselho neste momento tão importante. O controle social significa trabalhar em conjunto. Quanto mais a gente trabalha em coletivo, a gente fortalece o Suas dentro dos 417 municípios da Bahia”, disse.
Fonte: Ascom/Seades