.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) teve importante participação nas discussões do Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios. O órgão mediou, nesta sexta-feira (19), as mesas temáticas “Relações Comerciais Bahia-China”, “Negócios em Energia” e “Negócios em Infraestrutura e Sistemas Inteligentes”, conduzidas pelo secretário Angelo Almeida; e colaborou com o painel “Economia de baixo carbono: energias renováveis e mercado de carbono”, com a apresentação “A estratégia e o potencial da Bahia para a transição energética”, feita pelo Superintendente de Atração de Investimentos e Fomento da SDE, Paulo Guimarães, na quinta-feira (18).
O secretário da SDE destacou a importância das discussões e do evento, que iniciou na quarta-feira e foi finalizado nesta sexta-feira (19), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. “Foram dias de aprendizado mútuo. Discutimos de forma muito aprofundada questões de muita relevância para a Bahia e para a China. Saímos desse encontro muito esperançosos que vamos conseguir ampliar ainda mais a nossa relação, que já é bastante robusta”, disse Angelo Almeida.
Paulo Guimarães falou sobre o potencial baiano para a geração de energia limpa. “Temos os melhores ventos do país. Possuímos uma média de 20% de toda energia eólica gerada no Brasil e o nosso potencial é de crescimento”, afirmou, destacando a estratégia para a transição energética: “Agregar valor no produto exportado. O interessante é desenvolver um mercado de produtos verdes e renováveis, incluindo os hubs centralizados e descentralizados nesse processo”.
O EVENTO
O Fórum Bahia-China é uma iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), em conjunto com a Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com participação das pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Meio Ambiente (SEMA) e Infraestrutura (Seinfra). O evento reuniu representantes dos governos chinês e baiano, empresários e exportadores da Bahia, bancos de investimento nacionais e internacionais e mais de 15 empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura com interesse em investir no Estado.
A atividade contou com as presenças do vice-governador, Geraldo Júnior; da Cônsul da China no Rio de Janeiro, Tian Min; dos secretários André Joazeiro (SECTI), Claudio Peixoto (Seplan); do diretor Geral da SEI, José Acácio Ferreira; do vice-presidente da FIEB, Paulo Misk, além de representações de empresas como a BYD e Huawei.