*Por Tânia Tiburzio, copywriter da Obserantic
Se todos os meses, você, mulher, consegue passar os dias sem sentir um incômodo que seja motivado pela TPM, por favor, diga-nos o segredo! Porque essa não é a realidade para 75% a 80% das mulheres em idade reprodutiva. Os dados são da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Inclusive, a intensidade, a duração e a gravidade dos sinais encontrados são muito variáveis de mulher para mulher e têm sido relatados desde a menarca até a menopausa. A síndrome pré-menstrual (SPM), famosa TPM, é representada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que apresentam caráter cíclico e recorrente, iniciando-se na semana anterior à menstruação e que aliviam com o início do fluxo menstrual.
Humor deprimido, sentimentos de falta de esperança ou pensamentos autodepreciativos; dores de cabeça, inchaço, distensão abdominal; ansiedade, tensão, “nervos à flor da pele”; instabilidade afetiva acentuada; raiva ou irritabilidade persistente e conflitos interpessoais aumentados são apenas alguns dos indícios que podem compor uma extensa lista.
A boa notícia, no entanto, é que existem medidas que podem ajudar a aliviar esses visitantes indesejáveis, que prejudicam o bem-estar do mulherio. Então, veja algumas medidas práticas que podem ser nossas melhores amigas.
Pratique exercícios físicos
As atividades físicas fazem bem para o corpo e a mente, pois liberam endorfinas que provocam sensação de prazer, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período. O ideal é praticar exercícios moderados. Yoga, caminhada, ciclismo, natação e hidroginástica podem ser boas alternativas.
Evite alguns tipos de alimentos
Há alimentos que estimulam a distensão abdominal, o inchaço, as dores de cabeça, entre outras queixas características do momento. Por isso, especialistas indicam evitar o consumo de alguns itens, como café, chá preto, chá mate e refrigerantes. O ideal é ingerir alimentos mais leves, com teor reduzido de gordura saturada e sal. Frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos são fortes aliados.
Aposte em chás diuréticos e calmantes
Entre as opções naturais para ajudar a aliviar a TPM estão também os chás, como o de valeriana, um calmante natural. Aposte ainda em chá de cavalinha, hibisco, camomila, erva-doce e dente-de-leão, que também têm ação diurética.
Use calcinhas com nanotecnologia que aliviam os desconfortos
Uma opção supertecnológica, que promete revolucionar o assunto, vai ao encontro das calcinhas com Pontos Quânticos de Carbono (PQC). Elas emitem ondas infravermelhas de longa duração que ativam a microcirculação da região. Com isso, os vasos comprimidos pela ação da prostaglandina podem voltar a ter uma circulação natural, aliviando o inchaço, a cólica menstrual e demais desconfortos abdominais, como prisão de ventre e incontinência urinária.
*Tânia Tiburzio é copywriter na Obserantic, marca que tem como objetivo proporcionar bem-estar e qualidade de vida por meio de inovação tecnológica aplicada em seus produtos, que auxiliam na promoção da saúde física e mental.
Sobre a Obserantic
A Obserantic visa melhorar a qualidade de vida das mulheres, auxiliando no alívio e na prevenção de dores, inchaços, cólicas e outros desconfortos de forma natural. Com seus produtos, busca trazer mais autonomia, bem-estar e disposição para que, assim, seja possível dedicar mais tempo à família e aos amigos, bem como para as atividades que trazem mais prazer e contribuem para a redução do estresse. Suas calcinhas foram desenvolvidas por meio da nanotecnologia dos pontos quânticos de carbono (PQC), que geram ondas infravermelhas longas e invisíveis a olho nu. Elas ativam a microcirculação dos vasos sanguíneos, estimulam o metabolismo celular e regularizam as funções fisiológicas do organismo, proporcionando a desintoxicação metabólica e o alívio de desconfortos – livre de efeitos colaterais. Para saber mais, acesse: https://www.obserantic.com.br/ ou @obserantic