Com a expectativa de atrair 80 mil visitantes, o município de Esplanada realiza uma das maiores festas do São João da Bahia, na zona turística Costa dos Coqueiros, em quatro dias de programação. As manifestações têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). Entre as principais atrações, estão Solange Almeida e Adelmário Coelho. A rede hoteleira da cidade registra ocupação máxima.
“A cidade está cheia e o comércio muito aquecido. Os hotéis e pousadas estão lotados, e visitantes alugaram muitas casas, ampliando a capacidade do município de acolher quem veio para o nosso São João. Estamos conversando com os proprietários dos estabelecimentos e fazendo um levantamento dessa grande movimentação”, declarou o prefeito Nandinho da Serraria.
Em visita a cidade de Esplanada, neste sábado (22), na comitiva do governador Jerônimo Rodrigues, o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, falou sobre as ações da pasta para o incremento do turismo baiano. “Para que um destino se estabeleça e atraia turistas, é preciso que ele seja bom para quem mora no local. É nesse sentido que trabalhamos nas 13 zonas turísticas da Bahia, fazendo o estado liderar o turismo no país”.
Além de curtir o São João de Esplanada, o turista pode conhecer os atrativos do município, que vão do belo litoral, onde a praia de Baixio se destaca, às construções históricas e religiosas, como o Convento dos Capuchinhos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia e a estátua do Cristo, com 29 metros de altura.
No roteiro, ainda estão o cemitério fundado pelo beato Antônio Conselheiro, personagem central da Guerra de Canudos, no sertão baiano, e a antiga estação de trem, que serviu de locação para gravações da novela “Tieta”, da TV Globo, inspirada no romance de Jorge Amado.
Fonte: Ascom/Setur-BA