O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a agenda cheia no calendário baiano. “Como este evento de canoagem, uma das modalidades que traz mais conquistas para o nosso estado no cenário nacional e internacional, o investimento do Governo do Estado no esporte baiano por meio do fomento da prática, com as escolinhas, e das disputas, com os torneios, que aprimoram o nível técnico, trazem resultados importantes. Por isso, o sentimento é de êxito e de alegria com essa quantidade de competições na capital, além de um número semelhante no interior no mesmo período”, pontua.
Futsal – As partidas finais do I Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17 acontecem na Região Metropolitana de Salvador neste sábado, 25, em três equipamentos esportivos: a Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas; o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador; e o Ginásio do SESI de Simões Filho. Mais de 500 atletas e equipes técnicas de 19 unidades federativas brasileiras estão na Região Metropolitana de Salvador desde o dia 18 deste mês, participando da competição em três divisões nos naipes masculino e feminino.
Com jogos no Ginásio do SESI, a terceira divisão já conheceu seus campeões nesta sexta-feira, 24. O colégio Omega-SE se consagrou campeão na categoria feminina e o São João Batista-PI ganhou o título no masculino. A sexta também marca as semifinais e disputa de 5º ao 8º lugar da primeira divisão, no Ginásio de Cajazeiras, e da segunda divisão, na Arena de Esportes, das 9h às 21h. No sábado, 25, as quatro finais restantes serão realizadas a partir das 9h no Ginásio de Cajazeiras, enquanto a Arena de Esportes sedia, a partir do mesmo horário, as disputas do 3º e 4º lugar. A premiação dos campeões será ao longo do dia, a partir das 11h30, também na Arena de Esportes.
Copa Indígena – O Estádio de Pituaçu será o palco das semifinais e final da II Copa Indígena de Futebol, respectivamente, neste sábado 25, e domingo, 26. As equipes Tamandaré (representando o povo Tupinambá da região sul), a Seleção Indígena Pataxó (região do extremo sul), a equipe da Tuxá Banzaê (região norte) e a Tuxá Coité (região oeste) irão disputar, na capital baiana, o título de campeã da Copa Indígena (Kwá Tepé Turusú Yapisáwa). O acesso ao estádio será mediante à doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha Bahia Sem Fome.
Os jogos acontecerão a partir das 8h nos dois dias. A programação esportiva também inclui uma apresentação do ritual toré, manifestação cultural típica dos povos indígenas, na abertura da programação no sábado, e um jogo de futebol de duas equipes femininas indígenas, no domingo, às 10h. Serão cerca de 180 indígenas reunidos em Salvador durante os dois dias.
As quatro equipes foram definidas nas etapas classificatórias realizadas por cada região do estado entre setembro e outubro. Participaram da competição 32 equipes indígenas de mais de 30 etnias da Bahia. O torneio tem o objetivo de difundir a prática esportiva junto aos indígenas baianos e promover a integração entre os parentes das diversas aldeias localizadas no estado. Foram mais de 700 indígenas envolvidos diretamente nos jogos.
Copa Loreta Valadares – A maior competição feminina do estado em número de equipes, reunindo representantes da Região Metropolitana de Salvador, terá suas primeiras partidas do mata-mata da categoria adulto neste domingo, 26. No CT Barradão, a Ponte Preta enfrenta As Misturadas às 13h e o Revelação duela contra o Mancha Verde às 16h. No Estádio de Pituaçu, a partir das 13h30, as duas vagas restantes das semifinais serão definidas entre o Arvoredo e o Saracity; e as Gladiadoras e o Batgirl.
Pela categoria sub-17, a última rodada do grupo B acontece neste sábado, 25, no CT Barradão, e conta com o CCFB contra as Amigas da Comunidade e o Lusaca contra o Esporte Clube Vitória. Todos os times seguem com chances de classificação, com destaque para o EC Vitória, que venceu as duas primeiras partidas. O primeiro colocado enfrenta a Escola Baiana e quem passar em segundo lugar enfrenta As Minas.
Triathlon – Neste domingo, 26, a Praia de Piatã, em Salvador. recebe o Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard, com a presença de quase 200 atletas das categorias de idade e do alto rendimento (elite e sub-23) na etapa única da variação no calendário Brasil Super Series. Os atletas terão que percorrer um circuito de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10km de corrida, com a largada às 6h do alto rendimento e às 7h para as demais categorias.
Vôlei – 11 equipes masculinas e 10 femininas vão disputar as finais do Campeonato Baiano de Voleibol Adulto Masculino e Feminino 2023 nestes sábado, 25, e domingo, 26, com jogos na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Salvador, em Piatã; no Instituto Federal da Bahia, no Barbalho, e na Estação Cidadania de Itapuã. As partidas da fase de grupos e das quartas de final serão disputadas no sábado, 25, das 8h às 19h, enquanto o domingo será o dia das semifinais, finais e decisões de 3º e 4º lugares, com os duelos na AABB Salvador.
Arco e Flecha – O Estádio Municipal de Lauro de Freitas recebe o 3º Campeonato Maria Quitéria de Tiro com Arco, válido como a quinta etapa do circuito outdoor, neste sábado, 25, das 8h às 17h. A etapa traz as categorias base, adulto e master, divididos nas modalidades barebow (instintivo), composto e recurvo olímpico (mesma variação das Olimpíadas).
Beach Soccer – A Taça Bahia de Beach Soccer movimenta a Praia de Armação, em Salvador, neste final de semana, com oito equipes femininas e quatro masculinas. As partidas da fase de grupos e das semifinais começam a partir das 8h do sábado, 25, enquanto o domingo, 26, é o dia das finais a partir das 9h30.
No feminino, o grupo 1 conta com o Baba das Minas e o Cruzeiro; o grupo 2 com o Remo e o Real Itapuã; o grupo 3 com o Cajazeiras e o Lusaca; e o grupo 4 com o Madre e o Mancha Verde. Cada equipe joga com duas do outro grupo e o melhor de cada grupo avança para as semifinais, com o melhor classificado pegando o pior. O Paciência, o Real Itapuã, o Pituaçu e o Real Maloka serão os participantes da categoria masculina, jogando entre si, e os dois melhores colocados fazem a final.
Futevôlei – A cidade de Alagoinhas será a casa do futevôlei no estado da Bahia neste final de semana com a décima primeira etapa do Campeonato Baiano de Futevôlei 4×4 2023. Mais de 160 atletas já inscritos vão participar das seis categorias disputadas.
Abrindo a programação nesta sexta-feira, 24, os iniciantes entram nas três quadras de areia em uma mega estrutura montada no bairro do Parque da Junqueira, a partir das 8h, enquanto a categoria masculina C duela a partir das 14h. As rodadas finais acontecem no sábado, 25, a partir das 13h, logo após da categoria masculino B, que começa às 8h. O domingo, 26, é o dia das categorias feminino B, a partir das 8h, e masculino A, às 10h.
Ascom Sudesb