O evento destacou a relevância da integração na preparação e resposta a desastres naturais 12 de dezembro de 2024 | 17:04
Salvador lança Plano Multirriscos de Saúde Pública para enfrentar situações climáticas extremas
Na manhã desta quinta-feira (12), no Auditório Makota Valdina, no Arquivo Histórico Municipal, no Comércio, a Prefeitura de Salvador promoveu um encontro para apresentar e divulgar o Plano Multirriscos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O evento destacou a relevância da integração na preparação e resposta a desastres naturais, como os causados por fortes chuvas e temperaturas extremas.
A programação incluiu uma mesa de debate com a participação de Rodrigo Frutuoso e Luciana Gallo, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que atuaram em ações de resposta às enchentes no Rio Grande do Sul; do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo; do diretor de Assistência à Saúde da SMS, Ivan Paiva; além de representantes da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual (Sesab) e Municipal da Saúde, e do Colégio Militar de Salvador (CMS), entre outros órgãos.
A gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Divisão de Vigilância Sanitária (DVIS) da capital baiana, Cristiane Cardoso, explicou que o documento estabelece critérios para identificar emergências em saúde pública, como surtos, epidemias e desastres naturais. Nele estão definidos os níveis de alerta e ações necessárias para atender a população de forma eficiente e integrada.
“Com as mudanças climáticas, problemas de saúde pública estão cada vez mais relacionados a eventos extremos. O plano busca preparar a cidade para esses desafios, especialmente no cuidado às populações vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Ele nos ajudará a monitorar condições de saúde em abrigos, garantir medicamentos e assistência mental, além de prevenir surtos de doenças em situações de deslocamento e aglomeração”, disse Cristiane.
Esforço conjunto – O diretor-geral da Codesal realizou uma palestra sobre a experiência do órgão na resposta a desastres naturais, destacando a abordagem multidisciplinar do plano. “Reunimos meteorologistas, engenheiros civis, de segurança, arquitetos, geólogos e engenheiros eletricistas, profissionais que monitoram diversos aspectos para assegurar a eficácia do plano. É fundamental adotar uma perspectiva ampla, focada na proteção e na garantia da saúde e segurança da população”, afirmou Macêdo.
O gestor também destacou a colaboração contínua entre a Codesal e a SMS para implementar o plano. “Sempre trabalhamos juntos para enfrentar os impactos das chuvas. Com o aumento das temperaturas, colocamos o plano em prática desde o verão passado, em eventos como o Festival Virada, a Lavagem do Bonfim e o Carnaval. A estratégia está em constante aperfeiçoamento, evoluindo conforme novas demandas e informações. Nosso objetivo é garantir que o verão de Salvador seja seguro e agradável para todos”, concluiu.
Andréa Salvador, coordenadora de Vigilância em Saúde, ressaltou o esforço conjunto entre os setores da Prefeitura na elaboração do documento. “Este é um plano construído de forma colaborativa, com a participação de diversos parceiros, para que possamos ter um contingenciamento bem estruturado. Ele é um norteador prático das ações a serem tomadas em emergências, garantindo respostas rápidas e eficientes em situações adversas”, finalizou.