A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensifica as ações de prevenção e cuidado em relação às hepatites virais em Salvador, dentro da campanha Julho Amarelo.
Palestras sobre as hepatites, testes rápidos, vacinação e preservativos são oferecidos nas unidades da rede municipal de saúde, com a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos da doença que atinge o fígado e pode causar alterações leves, moderadas ou graves neste órgão.
A campanha, que se estende durante todo o mês, se inspira no 28 de julho, designado como o Dia Mundial de Luta contras as Hepatites Virais, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“As hepatites A, B e C são as mais comuns em Salvador e no Brasil. A hepatite A é transmitida de forma oral ou fecal. Urina escura, fezes esbranquiçadas e olhos amarelados são seus principais sintomas. Felizmente, em virtude das melhorias no saneamento básico da cidade, o número de casos desse tipo é cada vez menor”, disse Flávia Guimarães, enfermeira e técnica da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), responsável pela vigilância epidemiológica das hepatites virais.