A partir deste sábado (18), quatro bairros do subúrbio terão conexão com a Estação Pirajá. Com isso, essas localidades terão acesso mais rápido ao metrô, após diversos pedidos de moradores.
Foram criadas as linhas e 1369 – Estação Pirajá x Terezinha/Rio Sena e 1550 – Vista Alegre/Alto de Coutos x Estação Pirajá. A 1369 terá 12 veículos, base operacional na Estação Pirajá e o seguinte roteiro de ida: Linha Azul (Ligação Lobato-Pirajá), Suburbana, Luso, Conjunto Senhor do Bonfim, Conjunto Baía de Todos os Santos, Ilha Amarela, Terezinha, Rio Sena, Alto do Cruzeiro. A volta será pelo Bariri, Itacaranha, Suburbana e Linha Azul (Ligação Lobato-Pirajá).
A 1550 terá 11 veículos, base operacional em Vista Alegre e o seguinte roteiro de ida: Vista Alegre de Baixo, Congo, Alto de Coutos, Suburbana, Rotatória de Paripe, Suburbana e Linha Azul (Ligação Lobato-Pirajá). A volta será pela Linha Azul (Ligação Lobato-Pirajá), Suburbana, Alto de Coutos, Congo, Vista Alegre de Baixo, Final de Linha de Vista Alegre.
Dessa forma, os bairros perdem suas ligações diretas com a Lapa e devem utilizar a integração com o metrô na Estação Pirajá. As linhas desativadas definitivamente foram:
1526 – Vista Alegre x Lapa
1602 – Alto de Coutos x Lapa
1627 – Rio Sena x Lapa
1628 – Terezinha x Lapa
Para chegar à Calçada ou ao Comércio, o usuário poderá integrar com as linhas existentes no corredor Suburbana até seu destino.