A reunião de instalação do Comitê de Integridade Pública e Gestão de Riscos (CIPGR) da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), realizada nesta terça-feira (5), marcou o início das atividades do grupo que tem como finalidade instituir a política de integridade pública e o programa de gestão de riscos da autarquia. O grupo foi criado pela Portaria nº 57, de 18 de dezembro de 2023, assinada pelo diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.
Tomaram posse, nesta terça-feira, os membros do comitê, profissionais e técnicos oriundos das unidades administrativas da SEI, sob a coordenação do colaborador André Luiz Vianna: Maria Aparecida Tripodi, Eduardo dos Santos, Denilson Lima, Francisco Gomes, Maria Margarete Perazzo, João Gabriel Rosas, Ana Cristina do Nascimento, Marília Reis, Eliana Marta Sousa, Tatiane Ramos e Márcia Santos.
A reunião foi aberta pelo diretor José Acácio Ferreira, que destacou a importância do comitê para aprimorar o serviço prestado pela SEI. “Esse grupo terá a grande missão de observar a ética, a transparência e a responsabilidade na condução das atividades do órgão e formaliza o cuidado desta gestão em preservar a credibilidade da SEI e a atuação orientada pelo interesse público”, disse.
O CIPGR/SEI atuará prioritariamente nas áreas de integridade e ética pública, gestão da transparência ativa, gestão do atendimento aos usuários dos serviços públicos, acesso à informação e gestão de auditorias e fiscalizações. O assessor especial da SEI Marcelo Dourado, responsável pela Gestão Estratégica da entidade, ressaltou que o Comitê atuará como uma instância de apoio à governança interna da SEI e se responsabilizará pelas funções de participação, controle social e controle interno da autarquia.
“Essa iniciativa mostra o compromisso da alta administração da SEI com a melhoria dos processos internos, aumento da transparência e foco na responsabilidade organizacional”, apontou.
Com a instalação do Comitê, a SEI se antecipa ao Programa Bahia de Integridade Pública, que, em breve, será lançado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Presente na reunião, Vitor Pinheiro, gerente de Controle Preventivo e Transparência da Auditoria Geral do Estado da Bahia (AGE/Sefaz), apresentou as diretrizes gerais do programa e sinalizou que a SEI é a primeira entidade da administração pública estadual a se estruturar para aderir ao programa.
Fonte: Ascom/SEI