Representantes da Diretoria de Política e Planejamento Ambiental (Dippa) e da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental (Sida) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participaram nesta quarta-feira (10) da apresentação do aplicativo EcoAre, realizado na sede da Secretaria, em Salvador.
O EcoAre se apresenta como uma solução para aproximar os doadores de materiais recicláveis e os catadores/cooperativas por meio de uma plataforma digital gratuita, de fácil acesso e uso. O aplicativo facilita a doação de materiais recicláveis, promovendo a sustentabilidade de forma prática e eficiente. Além de simplificar o processo de doação, o EcoAre fortalece as cooperativas, proporcionando-lhes uma fonte constante de materiais valiosos para reciclagem.
Presente na reunião, a Diretora de Política e Planejamento Ambiental, Luana Pimentel, destacou a relação que a secretaria possui com os catadores e as cooperativas e acredita que o aplicativo será mais uma aliada para desenvolver a participação da sociedade na construção de um meio ambiente mais limpo e sustentável.
“Nós, que já temos uma longa relação com as cooperativas, apoiamos totalmente a iniciativa. Precisamos dessa tecnologia para acessar um público que, de outra forma, seria difícil alcançar, como moradores de grandes condomínios. Esse é um passo importante, e estamos felizes com essa possibilidade. Mas também precisamos garantir que as cooperativas estejam envolvidas e capacitadas para utilizar essa ferramenta, realizando treinamentos e contratando mão de obra qualificada”, destaca.
Uma das idealizadoras do EcoAre, Lívia Plácido, aponta que um dos benefícios do aplicativo é a simplificação do processo de doação dos materiais recicláveis e o fortalecimento das cooperativas, proporcionando-lhes uma fonte constante de materiais valiosos para o processo de reciclagem.
“O EcoAre vai trabalhar para transformar catadores em agentes ambientais, além de dar empoderamento para esses trabalhadores com uma ferramenta gratuita e prática, otimizando rotas de retirada, reduzindo custos e aumentando a receita. Além disso, promove uma união informal de cooperativas, formando uma rede prática de parceiros”, completa.
Fonte: Ascom/Inema