Foto: Bruno Concha/ Secom
A Prefeitura de Salvador registrou uma queda significativa no número de documentos perdidos nos três primeiros dias do Carnaval. Até o momento, apenas 134 foram deixados nos postos da Guarda Civil Municipal, queda de 26,37% em relação ao último ano da folia, mesmo com o grande aumento de participação popular registrado pela gestão municipal.
Segundo balanço da Guarda Municipal, foram encontradas 43 carteiras de identidade, 37 CNH’s, 17 CPF’s, 24 cartões, entre crédito, débito, alimentação, passagem, dentre outros, um funcional, um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), um título de eleitor e um passaporte.
Os documentos recuperados estão disponíveis na Estação da Lapa, para atender o Circuito Osmar (Campo Grande), no Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, voltado para o Circuito Dodô (Barra/Ondina) e na Base do Grupo de Apoio ao Turista (GAT), no Pelourinho. Os espaços estarão abertos durante todo período do carnaval, das 9h às 19h.
Os documentos encontrados nos circuitos do melhor Carnaval do mundo podem ser entregues para as patrulhas da Guarda Civil Municipal ou deixados na base de apoio mais próxima. James Azevedo, coordenador de Ações de Prevenção à Violência da Guarda Municipal, ressaltou que o resultado é fruto do trabalho de conscientização realizado pela gestão municipal desde o Festival da Virada.
“Houve uma redução significativa em relação aos demais anos. Isso acontece muito por conta das campanhas que fizemos nas redes sociais e nos materiais divulgados desde o Réveillon para que o público levasse o mínimo de documentos possíveis e ficasse mais atento”, descreveu.
James também relatou os procedimentos adotados pela Guarda Municipal após a coleta da documentação. O supervisor ressaltou que o folião pode consultar se seu documento está disponível em uma das três unidades através do site da GCM. “Disponibilizamos três bases nos circuitos do carnaval. Após ser recuperado, o documento é recepcionado, higienizado, catalogado e incluído na relação disponibilizada no site da Guarda”, pontuou.
Prazo final para retirada – Após o carnaval, os documentos recuperados serão levados para a sede da Guarda Civil Municipal, na Avenida General San Martin, n° 734, e ficarão disponíveis pelo período de 30 dias. A documentação não retirada será encaminhada para o órgão responsável pela emissão.