Do repente ao cordel, do cordel ao forró! Foi nesse embalo que o grupo de Idosos Nova Vida e toda a equipe de profissionais e apoiadores do Centro Social Urbano de Pernambués (CSU), equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), confraternizaram, nesta quarta-feira (12) e celebraram a festa mais nordestina do ano: o São João. No festejo, canções como “Frevo Mulher” e “Olha Pro Céu Meu Amor”, animaram os idosos, que apresentaram uma tradicional, alegre e integrada quadrilha junina.
Com sorriso no rosto e o forró na ponta do pé, a quase centenária dona Vitória, de 94 anos, e a mais velha do grupo Nova Vida, afirma que o São João é a melhor festa do ano, melhor ainda quando comemorado com as amigas que fez no CSU. “Aqui me renovo, me divirto e me fortaleço. Isso é que é vida! Saber viver a idade e aproveitar o que a sua comunidade tem de melhor para te oferecer”, declarou ela, que é moradora do bairro.
Segundo a coordenadora da unidade, Rose Rian, a quadrilha junina do Grupo Nova Vida não é apenas um festejo anual, mas sim, um momento oportuno para a promoção do bem estar, da integração social e do fortalecimento de vínculos entre os usuários do equipamento.
“É tudo feito e pensando em conjunto, desde a preparação das comidas típicas, até os ensaios para o forró. Isso é desenvolvimento social e, cada vez mais, essas ações nos espaços dos CSU’s, em todo os Estado, têm feito a diferença na vida dessas pessoas”, afirmou a coordenadora.
Toda a preparação da quadrilha junina foi comandada pelo educador físico e oficineiro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – serviço parceiro do CSU de Pernambués -, Gustavo Mesquita. De acordo com ele, a mesma empolgação e diversão percebida no olhar e na participação dos idosos hoje, foi a mesma durante os ensaios.
“É muito gostoso fazer parte disso. Há cinco anos venho desenvolvendo oficinas aqui com o Nova Vida, promovendo atividades que trabalhem com o movimento do corpo para proporcionar uma melhor condição física a eles. E a quadrilha é fruto dessas oficinas. Uma verdadeira aula de como viver bem e melhor qualquer idade”, disse o professor.
Amanhã (13), as unidades de Castelo Branco (14h), Mussurunga (9h) e Lauro de Freitas (9h) também promoverão festas juninas para os grupos de convivência de suas comunidades.
Foto: Juliane Oliveira